(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel anuncia delegacia especializada para casos de feminicídio

Nova unidade será criada por meio de decreto do Executivo, nos próximos dias


postado em 28/09/2018 14:00 / atualizado em 28/09/2018 14:08

Pimentel visitou a sede da Divisão especializada em atendimento à mulher nesta sexta-feira e conversou com delegadas e representantes da Polícia Civil (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Pimentel visitou a sede da Divisão especializada em atendimento à mulher nesta sexta-feira e conversou com delegadas e representantes da Polícia Civil (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A um dia da manifestação marcada em todo país de mulheres contra a candidatura do candidato do PLS a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o governador Fernando Pimentel (PT) anunciou nesta sexta-feira a criação de uma delegacia voltada para o feminicídio.

A nova unidade será criada por meio de um decreto do Executivo nos próximos dias. Na semana que vem também será iniciada a reforma de um imóvel da Polícia Civil para a instalação da Casa da Mulher.

O anúncio foi feito pelo petista durante reunião com delegadas e representantes da Polícia Civil para tratar de medidas de combate aos crimes praticados contra a mulher, realizada na sede da Divisão especializada em atendimento à mulher, ao idoso, à pessoa com deficiência e vítimas de intolerância.

Há em Minas 72 delegacias com atendimento especializado, sendo cinco na Região Metropolitana e Belo Horizonte e uma companhia independente da Polícia Militar, criada no final do ano passado.

 “Com isso acho que estamos dando um modelo para o Brasil inteiro. Temos um trabalho integrado policial, Judicíario, Ministério Público, Defensoria Pública, de acolhimento a mulheres vítimas de violência. E tenho certeza que isto está produzindo resultado positivos, fazendo cair os índices também de ocorrências desse tipo de viuolência”, afirmou Pimentel.

O governador, no entanto, não soube informar números sobre os assassinatos de mulheres.

 Até a sexta-feira que vem estará pronto o estudo sobre a localização, estrutura e efetivo para a nova delegacia. A ideia é que sejam remanejadas para a unidade policiais que tenham experiência na área, preferencialmente do sexo feminino.

Responsável pela Divisão de atendimento à mulher, a delegada Danúbia Quadros explicou que no atual sistema, são atendidos os casos envolvendo violência física, moral, psicológica, sexual, financeira e tentativa de homicídio. No caso de morte, o inquérito passa para a Delegacia de Homicídios.

“É muito importante essa especialização com profissionais capacitados na apuração de crimes contra a vida, e não só em Belo Horizonte, mas expandir essa especialização para o interior”, afirmou Danúbia.

Segundo ela, em parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, todos os inquéritos anteriores a 2015 foram finalizados.

“Estamos trabalhando com inquéritos novos e a tendência é sempre atualizar as nossas investigações e trabalhar com a prevenção para evitar casos de violência doméstrica e principalmente que chega ao feminicídio”.

Em relação à Casa da Mulher, a estimativa é que comece a funcionar no primeiro trimestre do ano que vem. O imóvel ficará na Avenida Augusto de Lima e a previsão é que a reforma comece no início de outubro de demore 120 dias.

As mulheres terão atendimento psicológico, jurídico e contarão com parcerias para inserção no mercado de trabalho. A Polícia Civil ficará a cargo das medidas protetivas de urgência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)