(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Faltam atrativos e oficinas no Projovem


postado em 13/06/2011 08:01 / atualizado em 13/06/2011 08:00

Em Cidade Ocidental, a aula de quarta-feira do Projovem Adolescente transformou-se em uma partida de totó. O projeto funciona em um casa, destinada ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Jovens dividem o pequeno espaço com crianças. Também aproveitam o transporte escolar, a merenda e os instrutores do Peti, apesar de a prefeitura ter cadastrado no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nove turmas com 225 estudantes. “Muita gente desistiu. Eles mudaram o espaço, tiraram algumas aulas”, explica Aline Batista, de 18 anos. A coordenação do programa na cidade admite falhas e diz que o principal problema é a evasão dos jovens.

No Centros de Referência de Assistência Social Areias, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, a situação não é diferente. Na sala onde ocorrem os encontros apenas nove adolescentes estavam presentes. Uma menina, que não quis se identificar com medo de retaliações, disse que entrou no programa porque ficou sabendo que tinha tae kwon do. “Mas até agora não tivemos aula nenhuma. Não tem aula de informática, não tem curso técnico, não tem atividade esportiva”, contou.

Exigência


A coordenadora do Projovem Adolescente de Ribeirão das Neves, Lina Maria Veloso Bosco, disse que uma vez por semana os estudantes têm oficina de tapeçaria. De acordo com ela, com essas atividades, que têm duração de uma hora e meia, é atingida a carga horária exigida pelo governo federal. Entretanto, em nenhum dos Cras os encontros chegam a completar 10 horas semanais. “A gente tem como meta fazer com que o jovem de Ribeirão das Neves se torne um cidadão autônomo e solidário. E fazer com que ele consiga, depois de atingir a idade estabelecida pelo programa, se inserir no mercado de trabalho, que seja um cidadão realizado.” (AR e AM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)