(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA TREND

Bolo afogado: conheça a receita que viralizou no TikTok

Também chamado de 'bolo alagado', o doce foi inspirado em uma sobremesa tradicional da América Latina


20/10/2023 12:53 - atualizado 20/10/2023 13:16
438

Imagens mostram dois bolos alagados diferentes
A trend do momento ensina como fazer o bolo alagado ou afogado (foto: Reprodução/Redes sociais)

Quem ama culinária e navega pelas redes sociais já deve ter visto uma nova tendência no mundo da confeitaria: o bolo afogado, também chamado de bolo alagado. A sobremesa consiste em uma massa simples com muita calda e decorada com chantilly.
 
A receita é inspirada em uma sobremesa clássica da América Latina, chamada bolo três leches, que consiste em um pão de ló clássico embebido na mistura de creme de leite, leite em pó e leite condensado – daí o nome. Não se sabe ao certo onde o doce surgiu, mas é bem popular em países como Venezuela, Chile e Peru. 

Com a massa bem molhadinha, o bolo afogado promete um sabor mais suave e uma textura mais leve que os tradicionais bolos confeitados. Aqui no Brasil, apesar de a receita não ser tão popular, uma confeitaria de Curitiba, a Nelas Cakes, comandada por uma venezuelana produz o doce. Os registros são compartilhados na internet, especialmente no TikTok, que tem vídeos da confecção do bolo desde julho de 2022. 

Não se sabe ao certo como o bolo viralizou, mas ele se tornou ainda mais popular na internet após o confeiteiro Jack, que tem mais de 600 mil seguidores, reagir a um vídeo da venezuelana. Ele até troca a palavra “alagada” por “agalada”, o que deixou o post ainda mais divertido.

A partir daí, o bolo se tornou sucesso e surgiram várias versões do bolo: de chocolate, com calda rosa, com quatro leites, recheado, fit… o céu é o limite para a criatividade do internauta brasileiro. Também não existe uma regra para a massa utilizada. Existem vídeos com pão de ló, chiffon e até massa amanteigada.
Uma das dúvidas mais comuns nos vídeos é sobre como cortar este bolo. Os que são mais contidos na hora de fazer a calda conseguem cortar fatias. Já os mais generosos retiram colheradas, como se fosse um pavê. Veja algumas receitas:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)