(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPESTADE

Ciclone deixa Sul do Brasil em alerta máximo nesta terça-feira (17)

Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os mais afetados pela tempestade


17/05/2022 10:48 - atualizado 17/05/2022 11:04

tempestade
De acordo com meteorologistas, tempestade pode provocar queda de galhos, danificações em telhados e outros transtornos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - Imagem ilustrativa)
Uma tempestade subtropical pode se formar a cerca de 900 km do litoral do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17/5). De acordo com o Climatempo, um ciclone extratropical, que já vinha sendo observado sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, deve se intensificar e provocar o fenômeno.

O que chama a atenção dos meteorologistas brasileiros é a trajetória diferenciada deste sistema, que tende a avançar do mar para o continente. De acordo com a empresa especializada em meteorologia, é comum que estes ciclones passem pela costa da Região Sul, às vezes do Sudeste, e avancem para o alto-mar. 
 
Conforme a Marinha brasileira prevê, este sistema deve adquirir característica tropical entre a noite desta terça (17) e a madrugada desta quarta-feira (18/5).
 
"Após se aproximar do litoral sul do Rio Grande do Sul, o  sistema deve se deslocar rente ao litoral gaúcho e ao litoral sul de Catarina, quando deve começar a se afastar do litoral catarinense indo em direção à costa da Região Sudeste, mas já afastado do continente e com ventos menos intensos", preveem os meteorologistas.

Conforme o Climatempo, este ciclone tem potencial para provocar ventos perigosos, com risco de danificar coberturas frágeis, provocar queda de galhos e outros transtornos. 

Além disso, ressaltam que o vento forte e persistente provocado pelo ciclone pode deixar o mar muito agitado e gerar grandes ondas no litoral da Região Sul e de parte do Sudeste. A empresa informa que a situação é de perigo para  a navegação marítima.

Impacto no RS e em SC

Os estados que serão impactados pelo ciclone são o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já enfraquecido, este ciclone vai provocar ventos moderados a fortes no leste do Paraná, no sul e leste de São Paulo e no estado do Rio De Janeiro, mas, de acordo com os meteorologistas, o vento não será tão forte como nos dois outros estados.

As regiões metropolitanas de Porto Alegre (RS) e de Florianópolis (SC) estão em alerta para a ventania ciclônica até a noite desta quarta-feira (18/5). Na madrugada e manhã de quinta-feira (19/5), o vento já terá enfraquecido em Porto Alegre, mas Florianópolis ainda poderá sentir fortes rajadas entre 60 e 70 km/h.
 
Segundo a Escala Beaufort, usada para classificar a intensidade de ventos, um vento com a velocidade entre 62 km/h e 74 km/h é classificado como "ventania". "Quebra de galhos de árvores e dificuldade em andar contra o vento" são alguns dos riscos. 

Devido ao alerta de tempestade, a Prefeitura de Porta Alegre decidiu suspender as aulas municipais na tarde e noite desta terça-feira.



O sistema será batizado de Yakecan e será o 15º sistema meteorológico relevante que se forma em águas oceânicas brasileiras a receber um nome.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)