(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

COVID-19: Brasil consegue vacinar mais de 1 milhão pelo 8º dia seguido

Caso continue nessa velocidade, no início de agosto o país terá contemplado com a primeira dose 70% da população vacinável


18/06/2021 08:05

(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Pelo oitavo dia útil consecutivo, o Brasil conseguiu vacinar contra a COVID-19, nesta quinta-feira (17/6), mais de 1 milhão de pessoas, completando a maior média de aplicações até o momento — 1,2 milhão, no acumulado dos últimos sete dias. Caso continue nessa velocidade, no início de agosto o país terá contemplado com a primeira dose 70% da população vacinável.

Assim, a previsão feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que todos os brasileiros acima de 18 anos receberão pelo menos uma das doses até o fim de setembro será antecipada em um mês.

Os levantamentos são do Vacinômetro do Painel COVID-19 – Estatísticas do Coronavírus, plataforma criada pelo analista de sistemas e matemático Giscard Stephanou a partir de dados das secretarias de saúde dos estados. Pela contabilização no site, o país está perto de fazer chegar a vacina a 40% dos brasileiros adultos, apesar das instabilidades para a chegada de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a finalização das vacinas — frustrando as entregas para o ministério.


Fantasma

Esse, aliás, é o maior fantasma do Plano Nacional de Imunização (PNI). No fim de abril, a média de aplicações chegou, por uma única vez, a superar 1 milhão de doses, quando o ritmo de entrega da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acelerou e o Instituto Butantan, mesmo enfrentando problemas com a importação de IFA, se aproximou de cumprir a primeira parte do contrato com o ministério. Mas a dificuldade na importação de matéria-prima, que chegou a para a linha de produção das duas instituições, atrasou as entregas e o índice de vacinação caiu para 650 mil aplicações diárias, em média.

Para tentar manter o ritmo de vacinação, o governo federal aposta na antecipação de doses de imunizantes já contratadas — como as da Pfizer, que adiantou 7 milhões de vacinas para julho. Isso seria capaz de compensar a dificuldade enfrentada pelo Butantan para manter a regularidade na produção: o instituto entrega, hoje, as últimas doses produzidas a partir do último lote de 3 mil litros de insumos recebidos em maio. Depois dessa entrega, de 2,2 milhões de doses, fica à espera de 6 mil litros de insumos.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)