(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Queiroga defende o uso de proteção: 'Agora é pátria de máscara'

Declaração foi feita durante o anúncio da nova vacina do governo federal; minstro da Saúde se afastou de colega que retirou a máscara para discursar


26/03/2021 16:05 - atualizado 26/03/2021 16:39

Marcelo Queiroga utilizava duas máscaras de proteção durante a conversa com os jornalistas(foto: Anderson Riedel/PR )
Marcelo Queiroga utilizava duas máscaras de proteção durante a conversa com os jornalistas (foto: Anderson Riedel/PR )
Durante a coletiva de imprensa feita para o anúncio da nova vacina do governo federal, realizada nesta sexta-feira (26/03), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu que os brasileiros não abram mão do uso de máscaras de proteção

“Na época da Copa do Mundo, a nação se une e se chama 'pátria de chuteiras'. Agora é pátria de máscara. É o pedido que eu faço a cada um dos brasileiros”, pontuou o ministro.

O médico utilizava duas máscaras de proteção durante a conversa com os jornalistas. 

Ao perceber que seu colega, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, retirou o equipamento para falar com jornalistas, Queiroga deu quatro passos para trás para manter o distanciamento social.

Em contrapartida ao ministro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua sem utilizar o equipamento. São raras as vezes em que ele é fotografado com o equipamento de segurança.

Leia: Mudou o discurso? Confira 10 momentos em que Bolsonaro foi contra a vacina

 
Vacina 100% brasileira

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou que  a vacina contra a COVID-19  apoiada pelo governo federal já está seguindo os próximos passos. Assim como a nova vacina do Instituto Butantana vacina desenvolvida pela faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) solicitou à Anvisa, nessa quinta-feira (25/03), autorização para testes em voluntários.
 
Segundo Marcos Pontes, os testes serão feitos agora em 360 pessoas para testar sua segurança. Ele disse ainda que deve levar cerca de três meses para fazer testes da fase 1 e 2 e depois há outro cronograma para a fase 3.

O desenvolvimento é uma estratégia de soberania, na avaliação do ministro. "Vimos a dificuldades que tivemos com importação", disse. 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)