(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Brasil registra mais 100 mil novos casos de COVID-19, novo triste recorde

O balanço do Ministério da Saúde também confirmou mais 2.777 mortes


25/03/2021 19:38 - atualizado 25/03/2021 19:59

Neste ritmo, a previsão do Portal Covid-19 Brasil é de que o país encerre o mês de março próximo da marca de 320 mil óbitos pela doença(foto: SILVIO AVILA / AFP)
Neste ritmo, a previsão do Portal Covid-19 Brasil é de que o país encerre o mês de março próximo da marca de 320 mil óbitos pela doença (foto: SILVIO AVILA / AFP)
Um dia após municípios brasileiros enfrentarem dificuldades para incluir novos registros em relação aos pacientes com COVID-19 no sistema, por causa de uma mudança imposta pelo Ministério da Saúde, os números da COVID-19 no Brasil registrados nesta quinta-feira (25) bateram novos recordes.

Nas últimas 24 horas, o país confirmou 100.158 infecções, o maior número de casos compilados em um só dia desde o início da pandemia. Com isso, o Brasil já soma 12.320.169 diagnósticos positivos.

O balanço do Ministério da Saúde também registrou 2.777 mortes pela COVID-19 de quarta-feira (24) para quinta-feira (25). Assim, o Brasil acumulou 303.462 óbitos desde março de 2020, quando foi confirmada a primeira morte pela doença no Brasil.

O país nunca havia atingido o patamar dos 100 mil casos por dia, o que mostra a gravidade da COVID-19, com forte tendência de piora nos próximos dias. O recorde negativo até então foi observado no último sábado, quando o país confirmou 90.570 infecções em um dia.

A crescente atualização em relação às infecções é um indicativo de que o número de novos óbitos nas próximas semanas também deve seguir a tendência de alta.

Com a rede de saúde no limite da capacidade e o iminente desabastecimento de medicamentos para intubação e oxigênio, há fortes indícios de agravamento da pandemia. O cenário deve se tornar ainda mais dramático caso pacientes graves não recebam atendimento adequado nas próximas semanas. 

Neste ritmo, a previsão do Portal Covid-19 Brasil, iniciativa formada por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e de Brasília (UnB), é de que o país encerre o mês de março próximo da marca de 320 mil óbitos por COVID-19.
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)