(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINA CONTRA A COVID-19

Gerência de medicamentos da Anvisa recomenda aval emergencial à CoronaVac

Primeiro setor a apresentar considerações sobre imunizantes fez uma série de observações em relação à eficácia


17/01/2021 12:10 - atualizado 17/01/2021 13:26

Em reunião, ANVISA recomendou o aval emergencial para o uso da CoronaVac.(foto: Reprodução/TV Brasil)
Em reunião, ANVISA recomendou o aval emergencial para o uso da CoronaVac. (foto: Reprodução/TV Brasil)
A gerência-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisarecomendou, neste domingo (17/01), o aval emergencial para o uso da CoronaVac, imunizante chinês desenvolvido contra a COVID-19. O setor apresentou, à diretoria colegiada da agência, diversas considerações sobre os estudos clínicos do composto, sua eficácia e segurança.



O gerente do setor, Gustavo Mendes Lima, porém, pregou cautela. Ele sugeriu, à direção da Anvisa, monitoramento constante da vacina. "Nossa recomendação é que, se a gente não olhar com cuidado e de maneira muito próxima sobre como vai ser o desempenho da vacina ao longo do tempo, temos o risco de não conhecer a eficácia real com dados robustos”, disse.

Gustavo Mendes Lima sugeriu à direção da Anvisa monitoramento constante da vacina.(foto: Reprodução/TV Brasil)
Gustavo Mendes Lima sugeriu à direção da Anvisa monitoramento constante da vacina. (foto: Reprodução/TV Brasil)


Apesar das ponderações, o técnico salientou que o cenário da pandemia em solo brasileiro torna necessária a busca pela aceleração da imunização. Após a entrega de toda a documentação requisitada, a Anvisa recalculou a eficácia geral do composto para 50,39%.

A diretoria colegiada da Anvisa vota o pedido de uso da CoronaVac, apresentado pelo Instituto Butantan, ainda neste domingo. Antes do debate entre os dirigentes, duas outras áreas técnicas da autarquia farão apresentações. Em jogo, estão seis milhões de doses.

Técnicos ligados à certificação e ao departamento de Boas Práticas de Fabricação vão detalhar dados sobre os locais de confecção das vacinas, mostrando se seguem — ou não — as recomendações para espaços do tipo. Há, ainda, a área de eventos adversos, que vai tratar de possíveis efeitos colaterais sentidos pelos cidadãos após a aplicação das injeções. 
Antes, contudo, a palavra segue com Gustavo Mendes Lima, do setor de medicamentos. Ele passou a discorrer sobre a vacina de Oxford/AstraZeneca, cujo pedido de uso emergencial foi solicitado pela Fundação Oswaldo Cruz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)