(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Estudantes brasileiros retidos na Hungria pedem ajuda

Grupo de 40 pessoas tenta retornar ao Brasil. Alguns estão com visto perto de expirar e temem a falta de voos devido ao novo coronavírus


postado em 01/05/2020 18:48 / atualizado em 02/05/2020 15:30

Larissa Barreiro, de 29 anos, faz faculdade na Hungria e tenta retornar ao Brasil devido à COVID-19(foto: Arquivo Pessoal)
Larissa Barreiro, de 29 anos, faz faculdade na Hungria e tenta retornar ao Brasil devido à COVID-19 (foto: Arquivo Pessoal)


Os cancelamentos de voos devido às medidas de restrição para tentar conter o avanço do novo coronavírus preocupam cerca de 40 estudantes brasileiros que estão na Hungria. Sem perspectiva de conseguir retornar ao Brasil e, em alguns casos, com a validade do visto perto de vencer, eles procuram ajuda para embarcar de volta. Muitos estão no país europeu para fazer pós-graduação. A estudante de engenharia mecânica Larissa Barreiro, de 29 anos, está entre os integrantes do grupo que se mobilizaram para conseguir voltar.

Larissa viajou em 2017 para a Irlanda, onde foi aprimorar o inglês antes de ir morar e cursar faculdade na Hungria, uma exigência para poder estudar no país. Ela está na cidade de Debrecen, a segunda maior do país, há quase dois anos. Seu curso de formação faz parte de uma bolsa de estudo concedida pelo governo da Hungria para que ela se formar em uma universidade local. “Terminarei o curso em junho. Aí, existe um complicador, pois meu visto termina em julho. Terei de sair, mas não há como, pois não há voos. O espaço aéreo está fechado. ”

Ela chegou a comprar, no início de abril, uma passagem aérea para o Brasil, com data para junho. Naquele momento, o avanço do vírus Sars-CoV-19 já preocupava a estudante. Mas, desde então, o governo da Hungria, assim como vários países, suspendeu os voos internacionais, o que deixou Larissa e outros estudantes brasileiros preocupados. “Por acaso, na quinta-feira, resolvi consultar o site da empresa e descobri que o voo foi cancelado”, contou. Em contato com a companhia aérea, ela foi informada que a conexão de Budapeste para Lisboa só será normalizada em 25 de outubro. A questão é que muitos estudantes até lá não terão mais a bolsa, o que complica a situação financeira deles em outro país. 

Mobilização pela internet


A primeira tentativa de Larissa para conseguir uma ajuda do governo brasileiro e retornar ao país devido às restrições da COVID-19 foi montar um grupo de brasileiros por meio de uma rede social e entrar em contato com o consulado do país em Budapeste. “O consulado respondeu meu e-mail, de forma bem rápida, e informou que não há previsão de voo de repatriação. Porém, pediu nossos dados, inclusive fotos dos passaportes, para ter um panorama claro da situação”, contou. A lista deve ser encaminhada ao gabinete na segunda-feira, dia 4.

Estudantes retidos no México

Um drama semelhante ao vivido por Larissa na Hungria tem sido a realidade de alunos que estão no México para intercâmbio. São 80 estudantes que pediram ajuda ao consulado brasileiro no país, mas aguarda há um mês uma chance de voltar ao Brasil. O grupo também iniciou um movimento conjunto por redes sociais para tentar pressionar o governo brasileiro a conseguir um voo de retorno.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?

(Colaborou Cristiane Silva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)