(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM CASA

Coronavírus: casal mineiro retorna do Chile, mas sonha continuar aventura

Eles dizem que uma parte da vida deles, o carro, ficou para trás e isso não conseguem esquecer

postado em 01/05/2020 17:16 / atualizado em 01/05/2020 18:37

Júlia e André, na chegada a São Paulo
O retorno para casa não tem sido só sair de onde estavam e retornar ao Brasil. Muitas vezes, exige uma maratona para estar novamente em casa, junto dos entes queridos. Foi o que enfrentou o casal de mineiros André de Rezende Jardim, de 42 anos, e a mulher, Júlia Cristina Magalhães Prates, de 36, que ficaram retidos por 40 dias no Chile.

Eles estavam naquele país como parte do roteiro de viajar toda a América do Sul, depois a Central e a do Norte, indo até o Alasca. Mas o coronavírus interrompeu a viagem dos sonhos deles, ainda no início.

Para realizar a aventura da vida deles, o casal vendeu tudo o que tinha, comprou um Chevrolet 51, o qual adaptaram um dormitório e uma cozinha, que passou a ser a casa deles desde maio de 2018, quando iniciaram a viagem, que começou ainda percorrendo o Brasil. Eles voltaram, mas o carro ficou para trás, em Santiago do Chile, na garagem de um amigo.

Carro ficou para trás, em Santiago do Chile, na garagem de um amigo

Martírio na chegada

André e Júlia saíram de Santiago, depois de um atraso na partida do voo. Em princípio, deveria sair pela manhã, mas só decolou às 16h30 de quarta-feira (29). A chegada a Campinas foi às 21h do mesmo dia. em voo da Latam. “Mas tínhamos de tomar uma decisão, voltar para Belo Horizonte ou ir para Brasília, aceitando uma oferta da família de minha mulher. Meus pais são de idade e seria arriscado ir pra a casa deles, pois os colocaríamos em risco. Preferimos ir para a capital federal”, conta André.

Mas havia um problema para seguir a viagem, pois não havia vaga em voos para Brasília. “Decidimos alugar um carro e ir para lá. Mas dormimos em Campinas. Ontem, pegamos a estrada e depois de rodar 1100 km chegamos ao nosso destino, mas às 22h”, acrescenta André.

O voo de Santiago, segundo André, estava lotado. Além do mais, o avião era pequeno. Isso reforçou a necessidade de que deveriam fazer uma quarentena. “Agora estamos em um apartamento alugado para passar a quarentena antes de encontrarmos com a família.”

Falta um pedaço

Mas um pedaço da vida deles ficou para trás. “Estamos no Brasil, mas com a nossa cabeça no Chile por conta do carro que ficou retido lá. Vamos buscá-lo assim que as fronteiras abrirem. A Argentina estendeu a quarentena até dia 10 de maio e até lá as fronteiras seguem fechadas.”

A viagem dos sonhos foi interrompida por conta do coronavírus, mas ela não está descartada, segundo André. “Por enquanto está suspensa, pois não podemos seguir viagem sem ter uma vacina e as fronteiras normalizadas. Acreditamos que isso pode demorar então temos que esperar o tempo que for necessário, mas ainda vamos fazê-la.”

Alívio

Já o retorno da restauradora Samya Gabriela Gonçalves, de 33 anos, de Portugal, segundo ela, foi tranquilo. O avião que trouxe a terceira leva de brasileiros das terras lusitanas pousou no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, na noite de quinta-feira (30).

Já em casa, ela faz planos para o futuro. “Eram 8h, dessa sexta-feira, quando entrei em casa. Havia outra mineira no voo e o amigo dela, que foi buscá-la, me deu uma carona. Deixaram-me o Shopping Del Rey. Peguei um Uber e vim embora. Cheguei bem, graças a Deus. Agora é esperar para recomeçar. Vida nova... E ver o que Deus tem guardado pra mim.”

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine