(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Coronavírus: começa a distribuição de testes rápidos em todo o país

Inicialmente, serão 500 mil kits. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões adquiridos pela Vale e doados ao governo


postado em 01/04/2020 16:30 / atualizado em 01/04/2020 17:20

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O Ministério da Saúde iniciou nesta quarta-feira (1º) a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus. O exame deve atender profissionais da saúde e agentes de segurança, como polícias, bombeiros e guardas civis. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes adquiridos pela mineradora Vale e doados ao governo. 

O Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país receberão os materiais por voos comerciais, cargueiros ou rodovias. Já a distribuição para Região Nordeste contará com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Dos 500 mil testes, serão enviados 120,2 mil  para estados nordestinos, 20,3 mil para o Sudeste, 71,8 mil para o Sul, 35,5 mil para o Centro-Oeste e 36,9 mil para a Região Norte.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Eles servem apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vão mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vai ter nem sintomas”, completou.

Os 500 mil kits foram transportados em 417 caixas, que totalizaram um peso de 6,3 toneladas. A carga foi embarcada no Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, na província chinesa de Guangdong, na madrugada do último domingo (29). Foram mais de 17 mil quilômetros percorridos em 23 horas de voo.

O restante dos testes rápidos, equivalentes a 4,5 milhões, devem chegar ao Brasil ainda neste mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana. Do montante de 500 mil testes já recebidos, parte vai compor uma reserva técnica do Ministério da Saúde, e os demais estão sendo utilizados pelo Instituto Nacional de Controle se Qualidade em Saúde (INCQS) na avaliação de qualidade.

Entenda

Os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e da segurança. Isso porque o exame é feito somente após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19.

Com resultado em até 20 minutos, o teste é qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta   

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)