Publicidade

Estado de Minas ARTE

Da Vinci? Investigação e documentário divergem sobre autoria de quadro

Produção francesa questiona autoria da pintura Salvator Mundi, obra com imagem de Jesus atribuída ao artista italiano. Análise do Louvre explica mistério


13/04/2021 12:07 - atualizado 13/04/2021 16:10

Documentário francês põe em dúvida se Leonardo Da Vinci pintou o quadro Salvator Mundi(foto: Francois Guillot/AFP)
Documentário francês põe em dúvida se Leonardo Da Vinci pintou o quadro Salvator Mundi (foto: Francois Guillot/AFP)

O quadro "Salvator Mundi" foi pintado por Leonardo da Vinci ou não? Depois que um documentário francês questionou sua autoria, novas investigações reafirmam que o quadro mais caro da história foi obra do pintor italiano.

O documentário, que será transmitido nesta terça-feira (13/04) na França, mas que teve seu conteúdo adiantado pela imprensa internacional, afirma que segundo o Museu do Louvre essa é uma obra do ateliê de Da Vinci com uma contribuição mínima do artista.

No entanto, vários artigos publicados nos últimos dias afirmam o contrário, apoiando-se em documentos confidenciais.

A história começou quando a Arábia Saudita, proprietária da obra, pediu ao Louvre para analisar o quadro por conta de um eventual empréstimo para a retrospectiva sobre Da Vinci que o museu parisiense planejava entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020. O Louvre abriga o C2RMF, um laboratório líder destinado a analisar obras de arte.

O mistério do quadro

Depois de examinar o "Salvator Mundi" durante três meses em 2018, "o Louvre e o C2RMF chegaram à conclusão contrária à do documentário: é efetivamente uma obra realizada por Leonardo, e apenas por ele", afirma o especialista Didier Rykner em La Tribune de l'Art, uma revista francesa de referência no assunto.

"Esta informação foi comunicada aos sauditas em setembro de 2019", acrescenta este jornalista e especialista em história da arte. Em uma matéria publicada na segunda-feira (12/04), o jornal The New York Times explicou: "O Louvre certificou que a obra era de Leonardo, mas manteve em segredo essas conclusões depois de discutir com seus proprietários".
Quadro Salvator Mundi teria sido pintado no ateliê de Da Vinci, segundo análise do Louvre(foto: Francois Guillot/AFP)
Quadro Salvator Mundi teria sido pintado no ateliê de Da Vinci, segundo análise do Louvre (foto: Francois Guillot/AFP)

Paralelamente, em um livro editado por Hazan e por Les Editions du Louvre, o diretor do museu Jean-Luc Martinez, e o curador da exposição sobre Da Vinci, Vincent Delieuvin, confirmaram a atribuição do quadro ao mestre do Renascimento italiano.

No entanto, o livro foi retirado um dia depois de ser lançado à venda na livraria do museu, de acordo com Rykner, depois que a Arábia Saudita descartou definitivamente emprestar a obra.

Documentário polêmico

O diretor do documentário, Antoine Vitkine, deplorou "não ter conseguido acessar este documento, já que o Louvre negava sua existência", nem as "conclusões da análise" do quadro.

Somente agora, "no contexto da midiatização do meu documentário, o documento foi publicado na íntegra", afirma. Rykner destaca também que a Arábia Saudita se negou a emprestar a obra devido ao fato de o Louvre não ter atendido às suas exigências.

O Louvre rejeita confirmar ou desmentir essas informações, alegando a proibição de se pronunciar sobre a autenticidade de uma obra que não expõe em seu museu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade