(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÃO NOS EUA

'Vamos ganhar mais quatro anos na Casa Branca', diz Trump em comício final

Como em 2016, presidente apostou em ato no Michigan para fechar campanha


03/11/2020 07:49 - atualizado 03/11/2020 08:24

Boné com lema que marcou corrida de 2016 voltou a ser utilizado por Trump neste ano.(foto: AFP / Brendan Smialowski)
Boné com lema que marcou corrida de 2016 voltou a ser utilizado por Trump neste ano. (foto: AFP / Brendan Smialowski)
Quatro minutos antes da meia-noite, adulado por milhares de simpatizantes sob uma lua praticamente cheia, Donald Trump subiu ao palco na segunda-feira à noite (2) para seu último comício de campanha, o 17º em quatro dias, e talvez o último de sua vida política.


"Vamos ganhar mais quatro anos nesta bela Casa Branca. Há quatro anos fizemos história juntos, e amanhã faremos mais uma vez", lançou o 45º presidente dos Estados Unidos, diante de um mar de bonés vermelhos e amarelos, e de idosos envolvidos em bandeiras nacionais. Alguns deles esperavam pelo presidente desde cedo.


Por uma superstição, já conhecida, Trump escolheu Grand Rapids, a cidade industrial de Michigan, para o final da campanha. Foi neste local que ele encerrou sua campanha há exatos quatro anos, também à noite. Este foi um dos estados que o levaram à Casa Branca.


Desta vez, o local escolhido, por força da pandemia da covid-19, foi ao ar livre, perto de um hangar de aeroporto. Uma minoria que cobriu o rosto usava máscaras "Trump".


Para seu último "show", o presidente não previu um discurso especial.


Os grandes clássicos estavam lá: seu equilíbrio na economia, o petróleo, o Exército, até mesmo a ladainha contra a pandemia, por cujas mortes ele ainda não disse uma palavra de compaixão. Ele lembrou que, há um mês, ficou muito doente de covid-19, descartando o episódio com um "Estou aqui, certo?".


Também não faltaram os ataques a Joe Biden, a seu filho Hunter e a sua candidata a vice-presidente Kamala Harris, a quem ele simplesmente chama de Kamala, articulando cada sílaba para acentuar o exotismo de seu nome. E, entre as previsões de uma vitória esmagadora nas urnas nesta terça-feira, ele soltou algumas frases de agradecimento, quase de ternura.


- "Perder para um cara desses" -


Aos filhos: "Aconteça o que acontecer amanhã, estou muito orgulhoso de vocês. Mas, se não vencermos, nunca mais falarei com vocês".


A seus apoiadores: "Quero muito agradecer a vocês do fundo do coração".


E eles reagiam de volta, cantando, com frequência, "Nós amamos você!".


"Também amo vocês. É muito gentil", respondeu Trump, divertindo-se com a ideia de que nenhuma multidão jamais gritou algo assim para Ronald Reagan.


Como um reflexo do mandato de quatro anos, seu último discurso foi uma versão mais dura e amarga do que a de 2016.


À época, ele tratava a candidata democrata Hillary Clinton como corrupta e, como fez em 2016, prometeu drenar o pântano da capital federal. Para seu novo adversário, Joe Biden, o ataque foi mais pessoal: voltou a insinuar que está senil e riu enquanto o telão reproduzia uma montagem do democrata falando e cometendo erros.


"Ele tem metade da inteligência que tinha há 20 anos", insistiu Trump.


"A simples ideia de perder para esse cara [...] É melhor vocês votarem amanhã", convocou.


Depois de uma 1h15 minutos no palco, Donald Trump prometeu, uma última vez, tornar a América "grande de novo" e dançou alguns passos tradicionais do "YMCA", antes de embarcar no Air Force One, rumo a Washington.


O que seus apoiadores acham que o bilionário fará em caso de derrota?


"Que aproveite a vida!", responde Noah Abdelkader, de 15 anos.


Muitos pareciam surpresos com a pergunta. O corretor de imóveis Brad Boone, de 50 anos, teve uma resposta que, para sua esposa, foi certeira: "Espero que seja candidato em 2024".

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)