(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NEM ACABOU ESTA E...

União Europeia pede que bloco se prepare para próxima pandemia

Segundo líderes, ficou claro que países do bloco não estavam preparados para lidar com o avanço do coronavírus e isso mostrou necessidade de ter "resposta comum" para casos tão graves


postado em 10/06/2020 08:04

Ursula von der Leyen recebeu carta de seis líderes da UE(foto: Flickr)
Ursula von der Leyen recebeu carta de seis líderes da UE (foto: Flickr)

Líderes de seis países europeus enviaram uma carta para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pedindo para que a União Europeia tome medidas para se preparar para uma nova pandemia. Os políticos também mandaram uma sugestão de plano de resposta comum.

Segundo o documento, ficou claro que os países do bloco não estavam preparados para lidar com o avanço do coronavírus (Sars-CoV-2) e isso mostrou ainda mais a necessidade do grupo ter "uma resposta comum" para casos tão graves.

"Esperamos que este plano sirva de inspiração para que os próximos encontros europeus sejam frutíferos sobre como assegurar uma preparação por parte da UE às futuras pandemias", diz parte da carta. Os europeus se reúnem virtualmente em 19 de junho.

O texto ressaltou que a "caótica resposta" à pandemia da COVID-19, a qual já causou 184.256 mortes no bloco, "apresentou perguntas" sobre a preparação europeia. Para os seis países, é preciso "compreender as falhas" na atuação desta crise sanitária e implantar uma coordenação de políticas sanitárias única.

Os líderes lembraram que cada país optou por tomar medidas drásticas, como o fechamento de fronteiras, de maneira unilateral e que a ausência de medicamentos em algumas nações chegou a "causar atrito" entre os governos europeus. Além disso, pedem que seja criado um sistema uniforme na coleta de dados de todos os países-membros, o que viabilizaria uma política europeia comum para enfrentamento de situações do tipo.

Assinaram o documento a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da França, Emmanuel Macron, o premier espanhol, Pedro Sánchez, além dos líderes da Bélgica, Dinamarca e Polônia.

O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus foi bastante controverso na União Europeia, especialmente, nas discussões sobre fronteiras e sobre o controle dos cidadãos para enfrentar a crise. O bloco chegou a ter seis dos países mais afetados pela doença entre o Top 10 no mundo. (ANSA)

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)