(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BICHOS

Com a morte da rinoceronte Luna, qual o animal mais velho do zoo de BH?

Depois da morte do animal de 53 anos, o recinto de Luna fica vazio e outro bicho passa a ocupar o posto de mais velho do zoológico de BH


16/10/2023 16:45 - atualizado 16/10/2023 16:45
432

Hipopotamo Geriza e seu filhote
De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH (FPMZB), atualmente nenhum animal está em estado grave de saúde (foto: Daniel Alves/PBH)
O animal mais velho do zoológico de Belo Horizonte morreu nessa sexta-feira (13/10), a rinoceronte Luna, de 53 anos. Com isso, quem passa a ocupar o posto de animais mais velho do zoo é a hipopótamo Geriza, nascida em 1982 e trazida para o local em 1991. Ela tinha um companheiro, o Toquinho, que morreu em 2017 por causas naturais.

O casal de hipopótamos teve dois filhotes, Kito e Aisha. O primeiro nasceu em 2013, e o segundo, em 2017. As duas fêmeas, mãe e filha, vivem juntas, e o macho vive separadamente em outro recinto. A família dos hipopótamos é toda da espécie Hippopotamus amphibius, ameaçada de extinção.

Já os mais novos, incluem os recém-nascidos tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim e cervo-do-pantanal. As espécies são brasileiras e estão ameaçadas de extinção. 
De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH (FPMZB), atualmente nenhum animal está em estado grave de saúde. Os bichos são assistidos por uma equipe multidisciplinar que acompanha diariamente os cuidados dos moradores do zoológico.

O time é composto de médicos-veterinários, nutricionistas e profissionais da área de biologia. No caso dos elefantes, por exemplo, a equipe precisa ficar atenta a cuidados específicos para os animais. Por causa do peso, as patas precisam ser lixadas e as unhas devem ser cortadas para evitar complicações.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)