(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DOENÇAS DA VELHICE

Morre rinoceronte Luna, de 53 anos, do zoológico de BH

A causa da morte será apurada após resultados dos exames de necropsia


13/10/2023 09:43 - atualizado 13/10/2023 12:02
432

rinoceronte andando em zoológico de bh
Morre a rinoceronte Luna, de 53 anos, do zoológico de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

A rinoceronte Luna, de 53 anos, o animal mais velho do zoológico de Belo Horizonte, morreu nesta sexta-feira (13/10). A informação foi confirmada pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH (FPMZB).

 

Luna é da espécie rinoceronte branco do sul (Cerathoterium simum simum) e completaria 54 anos de idade em 4 de maio de 2024, superando a expectativa de vida para a espécie, sob cuidados humanos, que é de 50 anos e na natureza, de 30 anos. Segundo a equipe técnica da FPMZB, o rinoceronte branco do sul mais longevo do mundo, que vivia sob cuidados humanos, faleceu com 55 anos de idade, na França.  

 

A rinoceronte já apresentava, há alguns anos, doenças típicas de sua idade avançada, como algumas dermatites, comuns na espécie. Luna tinha uma rotina especial de cuidados, essenciais para a saúde e bem-estar. A dieta era balanceada, de acordo com necessidades nutricionais bem específicas. 

 

Além disso, Luna era acompanhada diariamente pelo setor de veterinária por causa de uma conjuntivite crônica, resultado de fatores alérgicos e que faz com que os olhos acumulem secreção. A equipe limpava os olhos da rinoceronte nos períodos da manhã e da tarde. A pele era avaliada e as feridas recebiam dermomedicamentos diários.

 

Em 4 de maio deste ano, durante o aniversário de 53 anos de Luna, o zoológico realizou uma comemoração especial para o animal, que ganhou um bolo e uma dieta especial de aniversário. O cardápio tinha melancia, mamão, banana, beterraba, cenoura e capim. 

 

Dias antes da sua morte, Luna já estava bastante magra (foto abaixo). A causa da morte será apurada após resultados dos exames de necropsia. 

rinoceronte bem magrinha, com as costelas aparecendo
Na foto, a rinoceronte Luna dias antes da morte. Ela já estava muito magra (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
 

Relembre

Luna nasceu em 4 de maio de 1970 e chegou ao Zoológico de Belo Horizonte em dezembro de 1972, vinda da Alemanha Ocidental. Teve dois companheiros de vida em BH, mas não teve filhotes.

 

O primeiro macho com quem viveu - trazido junto com ela a BH - faleceu antes de alcançar a idade reprodutiva. Após um período vivendo sozinha, Luna recebeu seu segundo e - até então - último companheiro: Doran, cuja diferença de idade em relação a ela (21 anos) não favoreceu o processo reprodutivo. Doran faleceu em 2018, em decorrência de infecções secundárias causadas por uma pododermatite, doença de pele comum na espécie. 

 

Com a morte de Luna, o recinto fica vazio, mas a Prefeitura lembra que para conseguir um novo animal existem algumas variáveis. 

 

"Vale lembrar que a chegada de novos animais a um Zoológico depende de fatores diversos, muitos dos quais são alheios ao desejo da instituição ou de seus visitantes, já que os Zoos atualizados, como é o caso de BH, mantêm sob seus cuidados apenas animais que precisam disso (os que não têm como retornar ou viver na natureza), e isso também depende da existência de animais com este perfil em outras instituições", afirmam.  

Espécie ameaçada de extinção

Luna era uma rinoceronte-branco de uma espécie africana ameaçada de extinção e que, apesar do nome, tem a pele acinzentada. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome popular está relacionado a um mal-entendido histórico. Por causa da mandíbula “larga”, os povos africanos descendentes dos colonizadores holandeses chamavam por “wijd” (largo), em inglês “wide”, mas os ingleses entenderam o termo como “white” (branco).

 

Na natureza são muitas as ameaças aos rinocerontes. Dentre as principais, está a caça predatória para abastecer o comércio internacional ilegal de cornos de rinoceronte. Acredita-se que eles têm poderes afrodisíacos e medicinais, mas sem comprovação científica. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)