(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DE CHUVA OU NÃO?

Por que há previsão de chuva mas não chove? Meteorologista explica motivo

Nos últimos dias a previsão foi de pancadas de chuva para BH e algumas regiões de Minas, mas na maioria desses locais sequer caiu uma gota d'água


16/10/2023 08:34 - atualizado 16/10/2023 13:30
432

homem trajado de estados unidos e outras pessoas de roupas mais escuros se protegendo do frio
Previsão de chuva para BH, mas vai chover? (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Belo Horizonte terá uma segunda-feira (16/10) e de temperatura máxima de 30°C, com céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva a partir da tarde, de acordo com a Defesa Civil. 

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas de instabilidade se desenvolvem a partir da tarde no Sul e Oeste mineiro, provocando as típicas pancadas de chuva de primavera nesta segunda.

 

No Centro-Leste mineiro, a previsão é de sol entre nuvens, devido ao transporte de umidade do oceano para o interior do continente. No Norte e Noroeste de Minas, o tempo continua quente e seco.  

Por que há previsão de chuva mas não chove?

Como nesta segunda-feira, nos últimos dias também também havia previsões de pancadas de chuva para BH e algumas regiões do estado, mas, na maioria dos locais, nem sequer uma gota d’água caiu, contrariando os institutos. A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explica o motivo de essas previsões não se concretizarem na realidade. 

 

“Tem o aquecimento, umidade, condição para o desenvolvimento de nuvens, provocando as típicas pancadas de primavera, mas elas não estão ocorrendo. A condição atmosférica é toda favorável, as nuvens aparecem, mas não desenvolvem o suficiente para provocar a chuva. É uma situação ingrata, não só para nós, meteorologistas, e também para a imprensa que divulga a nossa informação”, afirma. 

 

A meteorologista alega que, quando há condição favorável para chuva, é preciso divulgar a informação, porque, caso aconteça a chuva, a população estará avisada. “Pedimos paciência para população, essa fase de transição é complicada mesmo, mas quando nós falamos que vai ter a pancada de chuva é porque as condições atmosféricas são favoráveis para isso”, termina.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)