(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALUNOS ESFAQUEADOS

Ataque em Poços de Caldas foi 'pontual', afirma Polícia Militar

Quatro adolescentes foram esfaqueados por um ex-aluno durante a saída da Escola Dom Bosco, em Poços de Caldas, no fim da tarde desta terça-feira (10/10)


10/10/2023 23:19 - atualizado 10/10/2023 23:19
432

Tenente-coronel Afrânio, do 29º Batalhão da PMMG
Ocorrência desta terça-feira (10/10), até então, não é fruto das ameaças de massacre do início do ano (foto: PMMG / Divulgação)
O ataque a alunos da Escola Profissional Dom Bosco, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, acendeu na memória dos mineiros o medo provocado pela onda de ameaças a instituições de ensino em abril deste ano. Apesar de recente e ainda abalar a comunidade acadêmica, a ocorrência desta terça-feira (10/10), até então, não é fruto das ameaças de massacre do início do ano. 
Em pronunciamento oficial, o tenente-coronel Afrânio Tadeu Garcia, do 29º Batalhão da PMMG, afirmou que o episódio foi um caso “isolado” e “planejado” pelo adolescente apreendido. Quatro estudantes foram esfaqueados. Um deles, de 15 anos, morreu. 

Em abril, o Governo de Minas anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança nas instituições estaduais. Além do monitoramento com câmeras e sensores, que começou a ser implantado em algumas unidades em 2022, as escolas estaduais passaram a contar com novas regras e maior rigor com restrição de acesso.

O medo gerado pelas ameaças de massacres não ficou restrito apenas aos moradores de Minas. O mesmo aconteceu em diversos estados brasileiros, uma vez que suspeitos divulgaram em uma rede social “listas dos massacres”, onde elencaram nomes de escolas e datas em que elas seriam atacadas. 

“A Polícia Militar conseguiu deslocar rapidamente para o local graças à rede integrada que temos com a escola, ao acionamento via 190. Ressaltamos que também tivemos investimento do governo do Estado com relação às viaturas de patrulhamento escolar. Nós mantemos as atenções nas escolas [...] para que ações e riscos como esse sejam minimizados”, disse o tenente-coronel. 

O ataque


O ataque aconteceu por volta das 17h, durante o fim da aula, quando os alunos saíam da instituição. As vítimas estavam na rua quando foram surpreendidas pelo autor do crime. Informações preliminares dão conta que elas foram escolhidas de forma aleatória. Depois de esfaquear os adolescentes, o jovem teria tentado entrar na escola, mas foi surpreendido por adultos, que o imobilizaram até a chegada da Polícia Militar. 

A motivação do crime ainda não foi revelada. Em vídeos divulgados nas redes sociais é possível ver o adolescente sendo segurado por um homem. Em determinado momento, uma segunda pessoa se aproxima dele e o chuta na cabeça. Logo em seguida, os militares chegaram e o conduziram até a delegacia.
De acordo com o tenente-coronel Afrânio Tadeu Garcia, do 29º Batalhão da PMMG, as vítimas foram socorridas no local e em seguida encaminhadas para o hospital da Santa Casa de Poços de Caldas, onde seguem internadas. Duas delas estão em estado gravíssimo e outra estava grave. 

A Secretaria Municipal de Educação se solidarizou com os alunos atacados e a comunidade escolar . A prefeitura se pôs à disposição para atendimento por meio de suas secretarias.  "A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é solidária a toda comunidade escolar da Escola Profissional Dom Bosco, neste momento de dor e consternação, especialmente às famílias dos alunos atingidos. A Prefeitura está à disposição no atendimento por meio dos serviços de emergência e rede de saúde, Secretaria Municipal de Educação e Defesa Social", informou a administração municipal por meio de nota.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)