(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Bebê de oito meses morre afogado em um balde no interior de Minas

De acordo com informações preliminares, o bebê estava engatinhando e acabou caindo no balde. O pai da criança estava dormindo


28/09/2023 15:36 - atualizado 28/09/2023 18:07
432

Rua do Bairro Alterosa, em Montes Claros, onde ocorreu tragédia com criança afogada em balde
Rua do Bairro Alterosa, em Montes Claros, onde ocorreu tragédia com criança afogada em balde (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
As tragédias que resultam em mortes por afogamento normalmente costumam ser relacionadas a lugares e situações que evidenciam grandes volumes de água, como nas enchentes. Mas, nesta quinta-feira (28/9), em Montes Claros, no Norte de Minas, ocorreu um fato triste, que teve como consequência a morte de um bebê, mas relacionado com outro aspecto do clima: o forte calor e a seca. A criança, de oito meses, se afogou dentro de um  balde  de água e morreu. 

De acordo com testemunhas, o bebê, do sexo masculino, engatinhava e caiu dentro de um balde que estava em um quarto. O balde d'água teria sido colocado dentro do quarto para amenizar o forte calor na cidade-polo do Norte de Minas, onde, nos últimos dias, a temperatura máxima girou em torno de 39°C. 

A tragédia aconteceu por volta das 11h,  no Bairro Alterosa, Região do Bairro Maracanã, área populosa da cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) informou que foi acionado para prestar atendimento à criança de oito meses com “suspeita de afogamento em balde de água”.
 

“A informação inicial é de que o garoto, ao tentar engatinhar pela casa, acabou caindo dentro de um balde com água que estava ao lado de uma cama, onde o pai dormia”, informou o Samu.

Quando a equipe de socorristas chegou ao local, a vítima já estava sendo reanimada por uma pessoa em um  bar. Neste caso, o procedimento foi feito por um bombeiro militar, que é vizinho da família e estava de folga, apurou a reportagem.
 

Ainda conforme o Samu, rapidamente os socorristas assumiram o paciente e deram continuidades às manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

A equipe médica do serviço de atendimento móvel de urgência entubou o bebê e deu continuidade aos trabalhos de reanimação, levando a vítima para a Santa Casa de Montes Claros. Mas, às 12h29, o menino morreu no hospital.
 

Na tarde desta quinta-feira, a reportagem do Estado de Minas foi até a casa da família da criança no Bairro Alterosa. O clima no local era de total desespero e lamentação. “Ninguém aqui está em condições de falar alguma coisa”, informou uma das moradoras, tia da criança afogada no balde. 

A  mãe da criança teria saído para trabalhar, deixando o filho em companhia do pai e de outras pessoas da família.
 

Dicas do Corpo de Bombeiro

 
Cuidados para se evitar afogamento de crianças:

O Corpo de Bombeiros dá dicas para a prevenção de afogamentos com crianças se evitar tragégias como a registrada em  Montes Claros, no Norte de Minas, onde um bebê de sete meses morreu ao se afogar em um  balde de água dentro de um quarto. A cidade enfrenta a forte onda de calor. 
 
A corporação lembra que lembra que a maioria dos afogamentos nas cidades ocorre em piscinas e envolvem crianças.
 
“Em residências e condomínios que possuem piscinas é recomendável que se instale barreiras de proteção como grades, anteparos e telas, de modo a evitar que as crianças tenham acesso direto a esses locais”, orienta.
 
“Ao permitir que as crianças façam usos de piscinas, os pais nunca devem deixar os filhos sozinhos, considerando o risco de afogamento”, observa o Corpo de Bombeiros.
Outra lembrete preventivo dos bombeiros: “não deixe bacias e baldes cheios de água em  residências que possuem crianças pequenas pois a criança pode se debruçar sobre esses objetos vindo a se afogar”.
 
O Corpo de Bombeiros recomenda ainda: “Incentive as crianças a fazerem aulas de natação, a prevenção e conscientização é a melhor maneira de se evitar afogamentos”. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)