(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMARIA

Peregrinos participam da grande festa para Nossa Senhora da Abadia

Cidade do Alto Paranaíba, em Minas, recebe cerca de 150 mil fiéis nesta terça (15)


15/08/2023 17:10 - atualizado 15/08/2023 17:10
432

Pessoas reunidas em igreja
A expectativa é que de cerca de 150 mil pessoas participem da festa que completa 153 anos (foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A PRESS)
Todos os caminhos levam a Romaria, na Região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, a 491 quilômetros de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (15), dia da padroeira, Nossa Senhora da Abadia, os peregrinos chegam a pé, a cavalo, de bicicleta ou em caravanas, sempre com as emoções voltadas para o santuário basílica que guarda a imagem da protetora da cidade com 3,3 mil habitantes.

A expectativa é que de cerca de 150 mil pessoas, entre moradores e visitantes vindos de várias localidades, participem da festa que completa 153 anos e tem, como ponto alto, a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Abadia. É um "mar" de gente em meio às terras do cerrado, com as ondas de fé que se espalham por toda a região, incluindo partes de São Paulo e Goiás, e emocionam quem chega.
 
 
Às 17h, haverá celebração eucarística solene de encerramento do jubileu presidido pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, a procissão luminosa e a coroação da imagem da padroeira pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Estrela do Sul. Na sequência, encenação da subida de Nossa Senhora ao céu e queima de fogos.
 
"Depois da pandemia, as pessoas estão mais em busca de Deus, afinal, já colheram muitos frutos amargos. A devoção mariana é grande, cresce cada vez mais, e a figura da Mãe, Nossa Senhora, revela o rosto materno de Deus", diz o reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia, padre Márcio Ruback, há 10 anos na paróquia.
  
Satisfeito com a movimentação que, há três semanas, toma conta do município,  o reitor disse que abençoou 95 comitivas de cavaleiros de cidades e estados vizinhos. O lema da festa, este ano, é "Corações ardentes - Pés a caminho".

Caminhos da fé

Ao longo das estradas, os peregrinos fazem sua jornada espiritual, que se completa com a chegada "aos pés da santa". Para tocar a imagem da padroeira, homens e mulheres sobem a longa escadaria lateral, muitos de joelhos. "Venho todos os anos pedir bênçãos e agradecer as graças alcançadas", contou o empresário Tadeu Moreira Prates, mineiro de Unaí, no Noroeste do estado, residente no Pará. 

Pedro olhando para cima conversando com um homem de caderno em mãos
Tadeu Moreira Prates, mineiro de Unaí, no Noroeste do estado, residente no Pará (foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A PRESS)

 

Vindo de Uberlândia, na Região do Triângulo, o comerciante José Carlos Trajano veio agradecer "pelos netos", Melissa, de 7 anos, e João Carlos, de 2. Ele estava acompanhado da irmã Maria Aparecida Trajano e da mãe das crianças,  Ana Carolaine Matias da Silva. "Somos gratos por tudo que Deus nos dá", afirmou Maria Aparecida.
Família reunida
Vindo de Uberlândia, na Região do Triângulo, o comerciante José Carlos Trajano veio agradecer "pelos netos" (foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A PRESS)
 
 
Destaque na multidão para uma família de Patos de Minas: estavam todos com uma roupa com margaridas estampadas no tecido escuro. "Este é nosso segundo ano aqui", disse Andressa Aparecida, carregando o filho Henrique, de 2. Ao lado, o marido Pablo Henrique Rodrigues, técnico agrícola,  com a filha Helena, de 5, completou: " E estamos pensando em vir agora todo ano".
Mãe e pai combinam roupas com as dos filhos
Andressa Aparecida, carregando o filho Henrique, de 2 e o marido Pablo Henrique Rodrigues, técnico agrícola, com a filha Helena, de 5 (foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A PRESS)
 

História

A devoção a Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil com os portugueses e floresceu primeiramente no Triângulo Mineiro. Nessa região, várias cidades têm como padroeira Nossa Senhora da Abadia. Com o tempo, a devoção chegou a Goiás.

Atualmente, um dos locais mais famosos pelas peregrinações é o Santuário Basílica  Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, ex- Água Suja, antigo centro de garimpagem de diamantes. O Santuário de Nossa Senhora da Abadia atrai todos os anos, em 15 de agosto, milhares de devotos. Também Uberaba, no Triângulo, apresenta forte devoção a nossa Senhora da Abadia. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)