(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NORTE DE MINAS

Vereador quer detector de metal para impedir ataque em Montes Claros

A prefeitura de Montes Claros informou que 'a administração municipal recebe as propostas com a atenção que o assunto requer'


11/04/2023 16:41 - atualizado 11/04/2023 16:42
432

foto mostra escola municipal em Montes Claros
Escolas em Montes Claros podem receber detectores de metais (foto: Rubens Santana/divulgação)
A instalação de detectores de metais na entrada das escolas como forma de garantir a segurança dos alunos e professores e impedir ataques de criminosos, como ocorreu em Blumenau (SC), foi proposta na Câmara de Vereadores de Montes Claros, no Norte de  Minas.

 

A iniciativa é do vereador Wilton Dias (PTB). Ele apresentou requerimento que pede à prefeitura da cidade a realização de “estudo de viabilidade para instalação de porta eletrônica com detectores de metais nas escolas municipais e da rede particular.

 

Ele ressalta que, nas escolas municipais, podem ser usados recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para custeio dos equipamentos.

 

O vereador também sugeriu ao Executivo Municipal a concessão de incentivo fiscal, como a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), aos estabelecimentos de ensino particulares para proporcionar a compra dos detectores de metais e garantir a segurança dos alunos e professores.

 

Leia: Adolescente que fez ameaças de ataque a escola é apreendido em Mateus Leme 

 

Ainda na Câmara Municipal, foram apresentadas mais duas propostas visando reforçar a segurança nos educandários. O vereador Edmílson Bispo (PSD) solicitou que seja instalado o dispositivo "botão de pânico" que, ao ser acionado, a viatura mais perto da unidade de ensino receberá o alerta e seguirá, imediatamente, ao local para atender tais situações.

 

Leia: Aluna é alvo de ataques homofóbicos e incentivada a se suicidar: 'Se mata' 

 

Já o vereador Igor Dias (União Brasil) apresentou requerimento solicitando a possibilidade da contratação pela prefeitura de empresa especializada em segurança, com profissionais treinados para auxiliar nas recepções das escolas e em seus variados ambientes. Ele sugere, ainda, a instalação de cercas elétricas, concertinas e sistemas de registro de imagens e monitoramento eletrônico em tempo real, voltados para a segurança da comunidade escolar.

 

Leia: Ataque de jacaré em Minas Gerais deixa pescadora gravemente ferida 

 

Por meio de nota, divulgada pela sua assessoria de comunicação, a Prefeitura de Montes Claros informou que “a administração municipal recebe as propostas com a atenção que o assunto requer. A Secretaria Municipal de Educação deverá examinar as possibilidades técnicas de cada proposta”.

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)