(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEMANA SANTA

Comunidades começam vigília pascal na noite deste sábado (8), em Minas

Em Belo Horizonte, arcebispo dom Walmor preside solenidade na Catedral Cristo Rei


08/04/2023 12:03

Na noite deste sábado, cidades mineiras participam da Bênção do Fogo Novo, na vigília pascal
Na noite deste sábado, cidades mineiras participam da Bênção do Fogo Novo, na vigília pascal (foto: SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO DE SANTA LUZIA/DIVULGAÇÃO - 16-04-2022)

Na capital e no interior de Minas, as comunidades de fé estão a todo vapor para os festejos do domingo de Páscoa ou da ressurreição de Cristo (9), data considerada a maior do calendário cristão. Na noite deste sábado (8), a partir das 19h30, haverá a vigília pascal na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana, na Região Norte. O arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai presidir a cerimônia na qual o círio pascal será aceso no templo às escuras. Em seguida, todas as luzes serão acesas.

Também neste sábado, às 20h, começa a vigília pascal no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem), na Região Centro-Sul. O pároco e reitor do santuário, padre Marcelo Silva, explica que no Sábado Santo, véspera da ressurreição, as igrejas promovem a Bênção do Fogo Novo, "a chama que vai acender o círio pascal, a mãe de todas as luzes".


FESTA O domingo (9) será de festa nas igrejas e capelas, com a celebração da ressurreição de Jesus. "Considerado o dia mais importante do calendário católico, o domingo da Ressurreição tem a procissão festiva da Páscoa com o padre carregando o Santíssimo, símbolo do Cristo Ressuscitado", diz padre Marcelo Silva.

Para saudar a ressurreição, é tradição a ornamentação das ruas, por onde passa o cortejo, com tapetes artesanais. "Neste dia, Jesus venceu a morte, e com Ele nós venceremos as mortes do cotidiano", conclui o reitor e pároco do santuário", acrescenta o sacerdote.
Em BH, haverá missa solene às 10h30, na Catedral Cristo Rei, presidida por dom Walmor, enquanto na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175), a ressurreição será festejada em missa às 8h30, 11h, 18h, 19h30 e 21h.  

Ainda para o domingo, com início às 9h30, está programada a páscoa da população em situação de rua de BH. Será na Praça Coronel Guilherme Vaz de Melo, na Lagoinha, com acolhida e café, celebração eucarística e almoço de confraternização.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)