(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MPOX

BH começa vacinação contra varíola dos macacos nesta quarta-feira (22/3)

Vacina contra varíola dos macacos será aplicada primeiro em pessoas que vivem com HIV/aids; quem teve contato com casos suspeitos também poderá se vacinar


22/03/2023 11:48 - atualizado 22/03/2023 11:59

Na foto, mão de pessoa com feridas causadas pela varíola dos macacos
Contato com as lesões de pessoas contaminadas é uma das principais formas de transmissão (foto: iStock/Imagem ilustrativa)

A partir desta quarta-feira (22/3), Belo Horizonte começa a vacinar a população contra a varíola dos macacos, doença também conhecida como mpox. Nesta primeira fase, o imunizante será aplicado apenas em soropositivos para o HIV/aids, pessoas com maior risco para a doença.

Serão vacinadas homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais que vivem com HIV, com 18 anos ou mais, e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 100 células nos últimos seis meses. O esquema de imunização é de 2 doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.

A vacinação é realizada exclusivamente no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), no Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul. O endereço e horário de funcionamento da unidade podem ser consultados no site da prefeitura.

Pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pacientes suspeitos da doença, independente se confirmado ou não, também poderão se vacinar, após passar por uma avaliação da Vigilância Epidemiológica.


Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a priorização desse grupo visa proteger as pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença. A imunização de casos suspeitos e confirmados busca, ainda, interromper a cadeia de transmissão da doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)