(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CERIMÔNIA

'Casamento comunitário': inscrições estão abertas em BH

O evento é organizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e vai contemplar 300 casais


07/03/2023 16:30 - atualizado 07/03/2023 16:30

Imagem de um Casamento Comunitário realizado no Minascentro
O 'Casamento Comunitário' será realizado no dia 23 de maio (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
As inscrições para os interessados em participar do "Casamento Comunitário" de Belo Horizonte estão abertas. O evento, organizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), é voltado para as pessoas que moram na capital mineira e sonham em trocar alianças, mas não reúnem condições financeiras para custear as taxas dos cartórios.

O "Casamento Comunitário" vai ocorrer no dia 23 de maio, uma terça-feira, em local que será divulgado em breve. Nesta edição do evento em Belo Horizonte, 300 casais terão a oportunidade de legalizar sua situação civil e realizar o sonho do matrimônio.

Os noivos e as noivas terão direito a tapete vermelho, marcha nupcial e troca de alianças. Além disso, a cerimônia será realizada em um ambiente decorado com ornamentação especial, 'bolo fake', entrega de bem casados e uma benção ecumênica. O objetivo é conceder uma celebração inesquecível para os casais e seus familiares.

Cerca de 8.000 pessoas já oficializaram sua união matrimonial por meio dos "Casamentos Comunitários" promovidos pela DPMG desde a primeira edição do evento. A iniciativa ocorre em Belo Horizonte e também em unidades no interior desde 2009.


Vale ressaltar que no ato do Casamento Comunitário é proporcionado não só a proteção jurídica e a garantia dos direitos civis da família e sucessões, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, por consequência, da família. 

Como fazer a inscrição


Os interessados em realizar o sonho de se casar, mesmo os que já vivem em união estável, devem fazer o cadastro até o dia 14 de abril na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais, localizada na Rua dos Guajajaras, 1.707, no Barro Preto. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.
 

Documentos necessários


  • RG dos noivos (original e cópia)
  • CPF dos noivos (original e cópia)
  • Comprovante de endereço dos noivos (original e cópia) [Obs.: Um dos comprovantes deverá estar em nome de um dos noivos e ser de Belo Horizonte.]
  • Comprovante de renda dos noivos (Carteira de Trabalho, contracheque, recibo de pagamento, outros)

Para pessoas solteiras: Certidão de Nascimento atualizada dos noivos.

  • O documento é obtido junto ao cartório que a pessoa foi registrada. Deverá estar em perfeito estado de conservação e expedida há, no máximo, 90 dias. Obs.: NÃO PLASTIFICAR

Para pessoas divorciadas: Certidão de Casamento atualizada dos noivos, com a averbação do divórcio.

  • O documento é obtido junto ao cartório que a pessoa casou. Deverá estar em perfeito estado de conservação e expedida há, no máximo, 90 dias. Obs.: NÃO PLASTIFICAR

Para pessoas viúvas: Certidão de Casamento anterior atualizada, certidão de óbito do cônjuge falecido. 

  • O documento é obtido junto ao cartório que a pessoa casou. Deverá estar em perfeito estado de conservação e expedida há, no máximo, 90 dias. Obs.: NÃO PLASTIFICAR


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)