(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FOLIA EM BH

Carnaval 2023: Praça da Liberdade terá circuito de arte negra

Evento ocorre entre os dias 18 e 21 de fevereiro, com com oficinas, espetáculos e aulas de dança


02/02/2023 10:51 - atualizado 02/02/2023 13:07

Imagem de um evento de pré-carnaval da prefeitura de Belo Horizonte
Quem vai comandar o evento são os Blocos Afro da capital (foto: Foto: Sílvia Pires/EM/D.A Press)

Para celebrar a cultura negra, Belo Horizonte terá um circuito de arte afro-brasileira no Carnaval 2023. Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, das 9h às 18h, a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, será palco de oficinas, espetáculos e aulas de dança, comandadas pelos blocos afro de BH.

O Atrium da Liberdade busca valorizar os artistas mineiros e a ancestralidade da cultura mineira, segundo Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clovis Salgado (FCS): “Um reconhecimento a importância desses grupos para o carnaval da capital”. Também estão neste projeto a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Além de palco para manifestações culturais, a Praça da Liberdade será um local de acolhida e descanso durante os dias da festa de momo. Os foliões terão uma área exclusiva para relaxar, lounges com redes, pufes e cangas. Os locais também serão equipados com mesas e cadeiras, guarda-sóis, grama sintética e ventiladores.

O objetivo, segundo Milena Pedrosa, secretária adjunta de Estado de Cultura, é cuidar dos foliões e dos turistas enquanto eles curtem o carnaval. "É uma praça que tem a afetividade mineira, então nós achamos fundamental que ela seja esse ponto de aconchego, onde todos possam se encontrar, descansar", comenta.

"Vamos ter vários blocos que irão passar pela Praça e, nos horários de intervalo, o público pode aproveitar para descansar e apreciar uma programação cultural, que está na essência da festa", completa o presidente da FCS.


Programação cultural


Ao longo do dia, o circuito terá performances teatrais, circenses e oficinas, como turbantes, tambores e customização de roupas para o carnaval, na frente dos equipamentos culturais da Praça da Liberdade. Outro destaque do evento é a exposição "No Balancê, Balancê: figurinos e adereços", instalada no Palácio da Liberdade, que reúne trabalhos do artista mineiro Décio Noviello.

"Afro mineiridade, músicas e toda tradição que envolve o carnaval, para além da folia, vão estar representadas aqui na Praça da Liberdade. Inclusive, teremos oficinas ensinando os foliões a sambar, nem todo mundo domina o samba no pé", brinca Sérgio.

Para manter o visual sempre em alta, será instalado um camarim para retoques e criações de maquiagens divertidas para a festa. Além disso, também serão ofertadas aulas de alongamento, ginástica e oficinas de coreografias carnavalescas.

Inclusão e diversidade no carnaval


Unindo inclusão e folia, o espaço terá uma área dedicada a atividades educativas e pedagógicas para crianças e jovens com necessidades especiais. A iniciativa propõe às famílias uma nova forma de aproveitar o carnaval, com atividades para estimular a criatividade dos pequenos, como massinha de modelar e instrumentos musicais.

Os animais de estimação também não ficam de fora da folia: os foliões poderão levar seus pets fantasiados para o Concurso CarnaPet, que irá eleger a melhor fantasia. Os jurados serão as crianças, e os vencedores levam para casa um kit de produtos para os seus bichinhos de estimação.

O público vai poder apreciar variedades gastronômicas, com diversos food trucks de comidas energéticas. Os pratos são finalizados no momento de servir, na frente do cliente. Entre as opções do menu, estão a paella mineira, feijão tropeiro, moqueca mineira e o mexido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)