(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ITABIRA

Copam aprova redução de 80% da zona de amortecimento do Parque do Limoeiro

A zona de amortecimento é a área no entorno do parque submetida à legislação ambiental. Proposta visa ampliar o turismo no parque


24/01/2023 17:30 - atualizado 25/01/2023 14:42

Parque do Limoeiro ao amanhecer.
Com cinco votos favoráveis e dois contrários, a votação do Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB) se encerrou após intervenções da sociedade civil criticando a medida (foto: IEF/Divulgação)
O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou, na tarde desta terça-feira (24/01), uma mudança na demarcação do Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira, na Região Central de Minas. Com a alteração, haverá uma redução de mais de 80% da zona de amortecimento, o entorno do parque sujeito a regras de proteção ambiental.

A proposta de revisão foi elaborada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), pela Diretoria de Unidades de Conservação (DIUC) e pela Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade. Os órgãos apontaram que a mudança é “pontual”, e visa melhorar a gestão de atrativos turísticos. Além da mudança de zoneamento, a proposta inclui uma mudança no programa de uso público do espaço.

“O Brasil se apresenta como um grande potencial turístico na área ambiental e é necessário irmos ao encontro da atual tendência que é abrir os Parques e permitir que a sociedade usufrua de todas as belezas que existem nas unidades de conservação pelo país”, diz a proposta.
Um relato de vistas foi apresentado pela Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg) favorável à proposta. O documento sugeria apenas mudar o trecho de recomendações onde diz que “novos empreendimentos na ZA deverão ser observados o menor grau de comprometimento da conectividade dos fragmentos de vegetação nativa”, incluindo um “se possível”.

A resposta ao parecer foi crítica, e propôs a rejeição da mudança. O conselheiro pela Uemg, Alexandre Túlio Amaral Nascimento, apontou que “a adequação e redução proposta pelo IEF para a Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Mata do Limoeiro enfraquece a conservação da biodiversidade e a efetividade da unidade de conservação e facilita o licenciamento ambiental".

O professor Alexandre, junto à AMDA (Associação Mineira de Defesa do Ambiente), elaborou um mapa contrastando a zona de amortecimento anterior e posterior à alteração, e demonstrou a redução de mais 80% da área protegida pela legislação ambiental.
 
Mapa com representação gráfica da Zona de Amortecimento antes e depois da mudança.
Uma representação gráfica da redução não foi apresentada pelo IEF junto à proposta de alteração da Zona de Amortecimento. (foto: Alexandre Nascimento/Elaboração própria)
 
 
Com cinco votos favoráveis e três contrários, a votação do Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB) se encerrou após intervenções da sociedade civil criticando a medida. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)