(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BARRAGEM

BR-356: via de acesso alternativa em Nova Lima começa a funcionar domingo

Desvio será construído como alternativa ao trecho durante as obras de descaracterização da barragem Vargem Grande, cuja conclusão está prevista para 2027


11/01/2023 16:11 - atualizado 11/01/2023 16:28
432

Trânsito em um dos sentidos da BR-356
A previsão de liberação do trânsito na via original é em 2027 (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Os moradores de Nova Lima que precisem acessar a BR-356, entre os km 38 e 41, da ponte da Lagoa das Codornas até o trevo da Polícia Militar Rodoviária, vão usar uma via alternativa a partir de domingo (15/01). O uso do desvio, construído pela Vale, é uma medida preventiva e vai garantir segurança aos motoristas que trafegam na região.

 

 


O trecho original pode ser impactado durante o processo de descaracterização da barragem Vargem Grande, localizada na mina Abóboras, no mesmo município. O trânsito será liberado na via original depois que as obras de eliminação da estrutura forem concluídas. A previsão é em 2027.

Descaracterização de barragens


descaracterização de barragens é a retirada dos rejeitos depositados no local e a reintegração do espaço à natureza.

A barragem Vargem Grande é uma das 46 de Minas Gerais fechadas em 2019 por utilizarem o método a montante, considerado de alto risco e proibido em território nacional neste mesmo ano.

Esse é o mesmo método usado nas barragens que se romperam em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), matando 289 pessoas.

Além do fechamento e proibição de novas construções, a resolução da Agência Nacional de Mineração exigiu que as barragens com volume inferior a 12 milhões de m³ fossem descaracterizadas até setembro de 2022.

Barragem de Vargem Grande


A barragem Vargem Grande, da Vale, contém aproximadamente 9,5 milhões de m³ e está inativa desde 2019. Ela se encontra em nível 1 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Os níveis vão de ‘sem emergência’ até o ‘nível 3’, que representa o maior risco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)