(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ORÇAMENTO

Verba do MEC é insuficiente para despesas básicas de Federal de Uberlândia

Mesmo que auxílios sejam pagos, prestadores de serviço não terão os contratos honrados enquanto MEC não liberar orçamento


12/12/2022 19:01 - atualizado 12/12/2022 19:11

UFU
UFU ainda aguarda valores bloqueados no início de dezembro (foto: Divulgação/Dirco/Milton Santos)
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu do Ministério da Educação (MEC) valores para o pagamento de auxílios estudantis que deviam ter sido transferidos no início de dezembro. O montante, porém, não cobre despesas básicas de serviços prestados à instituição e que chegam a R$ 2,8 milhões.

Segundo a universidade, por meio de um comunicado, o valor recebido é de R$ 869 mil. Já nesta segunda-feira (12/12), foram iniciados os pagamentos das bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Com isso, auxílios moradia, alimentação e transporte, entre outros, serão quitados até amanhã (13/12).

 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou que o pagamento das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado referentes a dezembro de 2022 será feito aos pesquisadores com conta no Banco do Brasil até esta segunda, e aos demais, até terça.
 
“A UFU, que tem 679 bolsistas de pós-graduação, não pode confirmar se todos os pagamentos estão ocorrendo, pois eles são feitos diretamente nas contas dos pesquisadores, mas alguns desses bolsistas já nos informaram que receberam a bolsa de dezembro hoje, 12 de dezembro”, diz o comunicado da universidade.
 

Despesas


No entanto, a UFU continua no vermelho, segundo informou a instituição federal. A universidade não tem disponibilidade financeira para pagar as despesas básicas, em função do bloqueio de recursos discricionários.
 
Na semana passada, a reitoria da UFU, em entrevista coletiva, afirmou ter sido surpreendida com mais um bloqueio de valores no início de dezembro, o que impediria não só o pagamento de auxílios estudantis como também de honrar com contratos de alimentação, segurança, limpeza e transporte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)