(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPORADA DE CHUVAS

Comerciantes de Sabará amargam prejuízos com chuvas

Em menos de um mês, proprietários de uma padaria localizada no Bairro Córrego da Ilha, perderam dois maquinários que custam cerca de R$ 24 mil


12/12/2022 17:23 - atualizado 12/12/2022 18:42

Chuva deixou ruas de Sabará cobertas de lama
Em uma hora de tempestade, acumulado de chuva registrado em Sabará foi de 87mm (foto: Leandro Couri / EM / D.A Press)
Moradores e comerciantes de Sabará contabilizam os prejuízos causados pelas fortes chuvas que têm atingido a cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em menos de um mês, os proprietários de uma padaria localizada no Bairro Córrego da Ilha, perderam dois maquinários. A perda equivale a cerca de R$ 24 mil. 

Em uma hora de tempestade o acumulado de chuva registrado na cidade foi de 87mm. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) considera motivo de alerta quando as chuvas alcançam 60mm por hora. Os bairros mais atingidos foram os da região central, como Centro, Morada da Serra, Alto do Fidalgo e Vila Michel. A Avenida Nova teve que ser interditada devido a queda de um barranco. 

Para Maurílio Assunção Rabelo, dono da padaria que já foi alagada duas vezes, além do grande volume de água, o problema tem sido intensificado por um bueiro que não possui vazão suficiente. “Esses episódios já são recorrentes. Em um espaço de um mês e pouco já aconteceu três vezes, e nós já mostramos à prefeitura onde está o problema [...] Eles já vieram aqui, olharam, falaram que iam resolver, aí vieram limparam o bueiro e acharam que o problema estava resolvido, mas isso é uma medida paliativa”, disse. 
 
Volume da chuva em Sabará aumentou drasticamente
Comerciantes afirmam que enchentes têm sido intensificadas por bueiro que não possui vazão suficiente (foto: Leandro Couri / EM / D.A Press)


Outras casas e comércios também foram invadidos pela água. O Abrigo Irmã Tereza de Jesus amanheceu tomado pela lama. Durante a madrugada o volume de chuva dentro do imóvel chegou a cerca de 40 centímetros de altura. 

Segundo a supervisora da casa de repouso, Cláudia Moreira Pena, no local moram 27 idosas, com faixas etárias entre 60 e 100 anos. Ela conta que foram momentos de medo e aflição, mesmo com o fim da chuva. “O abrigou funciona há 42 anos e essa foi a primeira vez que isso aconteceu. A água subiu muito rápido, mas à medida que a chuva foi diminuindo a ajuda foi chegando”. 
 
Abrigo Irmã Tereza de Jesus em Sabará é invadido por enchente causada pela chuva
Durante a madrugada o volume de chuva dentro do Abrigo Irmã Tereza de Jesus chegou a cerca de 40 centímetros de altura (foto: Leandro Couri / EM / D.A Press)


Cláudia explicou, ainda, que a limpeza interna da casa só pode ser feita graças a ajuda de voluntários que trabalharam durante toda a madrugada.
 
 

Ocorrências

A Defesa Civil Municipal registrou 64 ocorrências na noite de ontem. A maior parte foi de pontos de alagamentos. Ainda de acordo com a prefeitura, houve vítimas e não há pessoas desalojadas ou desabrigadas.
 

O Corpo de Bombeiros atendeu 19 chamados referentes à chuvas no município. Dez ocorrências relacionadas a inundação, quatro para desabamento, quatro para risco de queda de árvores e uma solicitação de apoio a outro órgão estadual. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)