(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGRESSÃO

MP denuncia policial que agrediu e tomou celular de jornalista em Nova Lima

Policial civil, que estava em delegacia após ser acusado de agressão por outra pessoa, invadiu WhatsApp e apagou fotos e vídeos de repórter, em agosto


19/10/2022 18:08 - atualizado 19/10/2022 18:35

Por Mariana Lage*

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou nesta quarta-feira (19/10) um policial civil que agrediu um repórter, na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.



Renan Henrique de Paula tinha sido encaminhado à delegacia por ter sido acusado de agressão por uma outra pessoa. Um jornalista da Rádio Itatiaia filmava uma confusão envolvendo o policial e familiares da suposta vítima quando ele o empurrou e tomou seu telefone, como mostram imagens divulgadas pelo MPMG.


Sede do Ministério Público de Minas Gerais em Belo Horizonte
MP denunciou policial que desferiu soco no estômago de repórter da Rádio Itatiaia (foto: Reprodução/MPMG)
Depois, dentro da delegacia, o policial deu um soco no estômago do repórter. Ele também apagou fotos e vídeos relacionados à apuração e invadiu o WhatsApp do jornalista, inclusive acessando mensagens entre ele e a coordenação da rádio.



O policial civil foi denunciado por ofensa à integridade corporal da vítima, constrangimento ilegal e invasão de dispositivo informático sem autorização do jornalista, com acesso a comunicações privadas. 


Segundo o MPMG, é incabível a propositura de Acordo de Não Persecução Penal (possibilidade de "substituir" o processo criminal por outras formas de reparação) ao policial, considerando que ele não confessou o crime, praticou violência e tem maus antecedentes criminais, além da alta censurabilidade de sua conduta. 


O órgão também solicitou uma denúncia para apurar possível prevaricação (quando um servidor público não cumpre ou cumpre insuficientemente sua função) dos outros policiais que presenciaram as ações de Renan e não adotaram medidas cabíveis como prendê-lo em flagrante. A denúncia será enviada às corregedorias das polícias Militar e Civil.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)