(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Máscara em BH: veja onde ainda é recomendado o uso a partir de hoje (11/8)

Máscaras deixam de ser usadas na maioria dos ambientes fechados, porém é recomendada em escolas, no transporte público e serviços de saúde públicos e privados


11/08/2022 09:27 - atualizado 11/08/2022 17:34

Uso de máscaras dentro de ônibus por passageiros
O uso dentro do transporte público continua sendo recomendado. (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório a partir de hoje (11/8) em Belo Horizonte. A medida, anunciada nessa quarta-feira (10/8) pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi possível graças à melhora nos índices que monitoram a COVID-19 na capital mineira.
 
Conforme recomendação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), porém, em espaços como transporte coletivo (ônibus, metrô, vans escolares), instituições de ensino e serviços de saúde, os moradores ainda deverão usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI). 
 
A desobrigatoriedade do uso de máscaras foi oficializada em um decreto publicado nesta quinta-feira (11/8) no Diário Oficial do Município (DOM). Logo, como o uso nesses locais é uma recomendação, fica portanto a decisão por conta do usuário. 
 
De acordo com o último boletim divulgado na terça-feira (9/8), a média da doença estava em 62,3 a cada 100 mil habitantes. Há 14 dias, era de 202,2 a cada 100 mil habitantes. A recomendação do uso de máscaras nos locais citados anteriormente se deve pela grande quantidade de circulação de pessoas, bem como a permanência por maior tempo, como explica a SMSA. 


A pandemia não acabou 


Entretanto, mesmo com a queda no número de casos e mortes, especialistas dizem que o momento é um pouco precoce para a desobrigatoriedade do Equipamento de Segurança Individual (EPI). Além disso, mesmo com uma diminuição da preocupação com o COVID-19, os casos de varíola dos macacos estão crescendo. Já são 100 casos confirmados em Minas. 

O infectologista Estêvão Urbano acredita que a decisão é pertinente, mas que poderia ter esperado mais para liberar. "Os números caíram realmente. Eu particularmente ainda defendo que em locais fechados as pessoas continuem usando máscara". 

O especialista explica os motivos de defender o uso do equipamento. "Primeiro que o surto está menor, mas pode aumentar daqui a pouco. Segundo, com a monkeypox, que também é transmitida por gotículas em proximidade, o que piora em locais fechados; quando você usa máscara está se protegendo parcialmente (porque há outras formas de transmissão, como a sexual)". 

Por fim, Urbano considera que a decisão é aceitável pelos atuais números, mas aconselha principalmente pessoas não vacinadas ou imunossuprimidas e idosos que mantenham o uso de máscaras, pois a pandemia não acabou, e casos e mortes mesmo que em menor número, continuam acontecendo. 

*estagiária sob supervisão de Juliano Paiva 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)