(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVANÇO DO VÍRUS

Varíola dos macacos: governo de Minas notifica 14 novos casos

Conforme a SES-MG, os infectados são do sexo masculino, com idades que variam entre 21 e 55 anos, e estão em boas condições clínicas


01/08/2022 19:28 - atualizado 01/08/2022 23:04

mão com bolhas características da varíola dos macacos
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contabiliza 63 infecções por monkeypox confirmadas por exames laboratoriais feitos na Fundação Ezequiel Dias (Funed) (foto: iStock/Imagem ilustrativa)
O governo de Minas notificou nesta segunda-feira  (1/8) 14 novos casos de varíola dos macacos. Conforme boletim epidemiológico, que reúne dados coletados até meio-dia, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contabiliza 63 infecções por monkeypox confirmadas por exames laboratoriais feitos na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Além disso, outros 107 casos foram descartados, 142 estão em investigação e dois foram classificados como provável infecção. 
 
Conforme a SES-MG, os infectados são do sexo masculino, com idades que variam entre 21 e 55 anos, e “estão em boas condições clínicas”. Três pacientes estão hospitalizados “para cumprir isolamento”, segundo a secretaria. 
Somente Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Nesse sentido, dos 63 infectados, 44 foram notificados na capital em pessoas que estavam no exterior. Com o maior número de contaminados, Santa Luzia tem cinco pessoas infectadas pelo vírus. 
 
Já as cidades de Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Sete Lagoas têm dois casos confirmados cada. Com apenas um contaminado estão Cataguases, Contagem, Janauba, Juiz de Fora, Mariana, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Teófilo Otoni. 
 

Primeira morte por varíola em Minas

 
Na última sexta-feira (29/7) foi confirmada a primeira morte por varíola dos macacos. A vítima é um homem que morava em Belo Horizonte e estava internado em um hospital da capital. Ele era natural da Pará de Minas, na Região Central do estado. Segundo o Ministério da Saúde, a vítima tinha 41 anos e baixa imunidade, incluindo câncer. Um choque séptico, agravado pelo vírus, foi a causa da morte, segundo a pasta. 

Brasil registra mais de 1,3 mil casos


Até está segunda-feira, o Brasil registra 1.369 casos confirmados da varíola dos macacos. Conforme o Ministério da Saúde, os três estados com maior número de infectados são: São Paulo (1.031), Rio de Janeiro (169) e Minas Gerais (63). 

Na sequência aparecem Distrito Federal (20), Paraná (21), Goiás (18), Bahia (11), Ceará (4), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (7), Tocantins (1) , Acre (1), Amazonas (1), Rio Grande do Sul (6), Mato Grosso do Sul (5), Amazonas (1) e Santa Catarina (7).
 

Sintomas e transmissão da varíola dos macacos

 
Considerada uma zoonose viral, o vírus monkeypox é transmitido aos seres humanos a partir de animais. De acordo com o Instituto Butantan, a transmissão secundária, de pessoa para pessoa, ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
 
Segundo relata a OMS, o contágio entre humanos está ocorrendo entre pessoas em contato físico com casos sintomáticos.
 
O Instituto Butantan destaca que os sintomas são muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.
 
Logo, os primeiros sinais são febre, dores na cabeça e no corpo e aumento dos linfonodos (conhecidos também como ínguas), calafrios e exaustão. O período de incubação é, geralmente, de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo OMS.
 

 
“Basta um contato próximo com quem tem lesões na pele contendo o vírus ou secreções da pessoa infectada para se infectar. O vírus é bastante resistente, principalmente à dessecação [secura extrema]”, explica a diretora do laboratório de virologia do Butantan, Viviane Botosso.
 
Ainda conforme a OMS, existem duas linhagens do vírus, com diferentes níveis de gravidade: as infecções humanas com a da África Ocidental parecem causar doenças menos graves em comparação à da Bacia do Congo. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)