(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUASE MIL CASOS NO PAÍS

Brasil tem a 1ª morte por varíola dos macacos; óbito foi em Minas

Trata-se do óbito de um homem que estava internado em um hospital de Belo Horizonte; ele tinha baixa imunidade


29/07/2022 11:42 - atualizado 29/07/2022 17:33

Varíola dos macacos em imagem de microscópio
Primeira morte por varíola dos macacos foi confirmada nesta sexta-feira (29/7) (foto: Reprodução)
O Brasil confirmou, nesta sexta-feira (29/7), a primeira morte por varíola dos macacos. Trata-se do óbito de um homem residente em Belo Horizonte e que estava internado em um hospital da capital mineira. A vítima era natural da Pará de Minas, na Região Central do Estado.
 
Segundo informou o Ministério da Saúde, a vítima tinha 41 anos e baixa imunidade, incluindo câncer. Ele chegou a ser transferido para o CTI, mas não resistiu às complicações da enfermidade. "A causa de óbito foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox", informou a pasta. A morte foi nessa quinta (28/7). 
Em Minas Gerais até o momento, 44 casos foram notificados. Todos eles em homens com idade entre 22 e 48 anos. 


Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/07/29/interna_gerais,1383380/brasil-tem-a-1-morte-por-variola-dos-macacos-obito-foi-em-minas.shtml

No Brasil, são 978 os casos confirmados de varíola dos macacos. A contaminação foi registrada em 15 estados e no Distrito Federal.


Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com

#VaríolaDosMacacos #Brasil #MinasGerais #BH" />


Dois deles, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), seguiam isolados no hospital com boas condições clínicas e estáveis. A reportagem procurou a pasta e questionou sobre o óbito, mas ainda não obteve retorno. 
No Brasil, são 978 os casos confirmados de varíola dos macacos. A contaminação foi registrada em 15 estados e no Distrito Federal. 

Quando o vírus se propaga para o ser humano, é principalmente a partir de diversos animais selvagens, roedores ou primatas.

A transmissão de um ser humano para outro é pequena, explicou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Seus sintomas da #varioladomacaco são semelhantes, em menor escala, aos observados em pacientes antigos de varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares e dorsais durante os primeiros cinco dias.

Depois, aparecem erupções - no rosto, palmas das mãos e solas dos pés -, lesões, pústulas e finalmente crostas.

Esta doença foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, em um menino de 9 anos que vivia em uma região onde a #varíola havia sido erradicada desde 1968.

Desde 1970, foram registrados casos humanos de "ortopoxvirosis simia" em 10 países africanos. No início de 2003, também foram confirmados casos nos Estados Unidos, os primeiros fora do continente africano.

Leia mais no site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com" />
 

Transmissão da varíola dos macacos

O Instituto Butantan informou que, analisando os casos confirmados, a transmissão da varíola dos macacos ocorre com contato com gotículas expelidas por alguém infectado (humano ou animal) e contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis. O período de incubação é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21.

A doença

Similar à varíola humana, a enfermidade causa sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, lesões na pele e inflamação de linfonodos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)