(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MONKEYPOX

Teófilo Otoni registra primeiro caso de varíola dos macacos

Homem de 32 anos infectado pelo vírus monkeypox estava de férias em Santa Catarina, no Sul do país. Ele foi atendido em uma cidade vizinha a Teófilo Otoni


26/07/2022 18:01 - atualizado 27/07/2022 11:38

Enfermeira coloca seringa sobre frasco de vacina
Brasil negocia compra de vacina contra varíola dos macacos (foto: Phil Nijhuis/ANP/AFP)

O município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, registrou o primeiro caso de varíola dos macacos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um homem de 32 anos.

O rapaz contaminado passava férias em Santa Catarina, no Sul do Brasil. Ao retornar a Teófilo Otoni, surgiram os primeiros sintomas da doença, e ele foi internado em uma cidade vizinha.

"Apesar de ser relacionado a um morador do município, o caso não ocorreu na cidade", afirmou Thadeu Ramalho, coordenador de vigilância em Saúde de Teófilo Otoni.

Segundo Ramalho, o homem infectado retornará ao município assim que estiver totalmente curado. Inclusive, a pasta de Saúde de Teófilo Otoni se comprometeu a prestar assistência ao paciente durante o período de isolamento.

Brasil negocia compra de vacina


Com 696 casos confirmados de varíola dos macacos, o Brasil articula com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a aquisição da vacina contra a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.

Por meio de nota, a pasta ressaltou que a vacinação em massa não é preconizada pela OMS em países não endêmicos para a enfermidade, como é o caso do Brasil.

A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.

Casos confirmados em Minas


De acordo com a Secretarial de Estado de Saúde de Minas Gerais, 44 casos de varíola dos macacos foram confirmados no estado até o momento. São 32 de Belo Horizonte, três de Santa Luzia, dois em Sete Lagoas e Governador Valadares, e um em Cataguases, Contagem, Juiz de Fora, Mariana e Teófilo Otoni.

*Com informações da Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)