(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MATERNIDADE

Partos são suspensos na Santa Casa de Arcos por falta de pediatra

Gestantes serão transferidas para hospitais de outras cidades; Serão mantidos apenas casos de urgência e emergência


13/07/2022 19:02 - atualizado 13/07/2022 19:05

Prédio da Santa Casa de Arcos
Os partos poderão ser realizados na Santa Casa de Arcos somente após a formação de equipes completas para plantão (foto: Google Maps)
A realização de partos na maternidade da Santa Casa de Arcos, no Centro-Oeste de Minas, está sob interdição cautelar. A medida, confirmada nesta quarta-feira (13/7), foi adotada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) devido à ausência de pediatras.
 
A decisão foi tomada após a direção da própria Santa Casa comunicar, no dia 09 de julho, a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div) que estava sem profissional para plantões de 24 horas/dia.

“Diante disso, foi estabelecida a interdição cautelar (de forma a proteger e prevenir) todos os partos realizados no estabelecimento”, informou a SES.

As gestantes deverão ser direcionadas para hospitais de outros municípios que realizam o procedimento. A transferência fica sob responsabilidade da Santa Casa a partir da regulação do estado. A medida não se aplica a partos de urgência e emergência.

Em casos que a parturiente chegue em trabalho de parto e não seja possível a remoção para uma outra porta que realize o procedimento, a Santa Casa de Arcos deverá providenciar uma equipe multiprofissional composta por obstetra e pediatra. 

A interdição é provisória e depende da formação de equipe plantonista. “A qualquer momento em que o hospital informar ao Estado que a equipe médica pediátrica 24 horas foi novamente formada com escala de plantão, contrato, é desinterditado imediatamente e o estabelecimento volta a realizar o procedimento obstétrico”, explicou a SES.
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Arcos disse que, ao tomar conhecimento da situação, propôs à Santa Casa um reajuste de 50% no sobreaviso da pediatria.
"A diretoria da Santa Casa está analisando a proposta e a secretaria aguarda a resposta", informou. Com a medida, seria possível ampliar o valor pago aos médicos.
 
A reportagem tentou contato com a direção da Santa Casa de Arcos, porém os responsáveis não estavam.

*Amanda Quintiliano especial para o EM
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)