(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 9 DE JUNHO

'Resistir para existir': professores e alunos da UFMG vão às ruas de BH

Manifestantes se concentraram na Praça Afonso Arinos, no Centro de BH; eles protestam contra os cortes no orçamento da educação e por recomposição salarial


09/06/2022 16:22 - atualizado 09/06/2022 22:04

Foto mostra dezenas de pessoas ainda no início da concentração na Praça Afonso Arinos
Concentração de professores e estudantes na praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se mobilizaram no fim da tarde desta quinta-feira (9/6), em protesto contra os cortes no orçamento da educação e por recomposição salarial. Também se manifestaram contra a proposta de mensalidades nas universidades públicas, privatizações, reformas trabalhistas e teto de gastos para a educação. A concentração foi na Praça Afonso Arinos, no Centro de Belo Horizonte. 

 

Estudantes concentrados antes do ato, aguardando o ônibus oferecido pelo Sindicato
Estudantes concentrados antes do ato, aguardando o ônibus oferecido pelo Sindicato (foto: Vitória Felisberto Silva/ Divulgação)
 

 

O Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte (APUBHUMG+), junto ao DCE e ao Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), diponibilizou ônibus para levar os estudantes para o ato.

Estudantes carregam bandeiras contra os cortes na educação
Protesto de estudantes e professores contra cortes no orçamento de universidades federais. (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Na saída da UFMG, os alunos já se concentravam munidos de bandeiras do movimento estudantil e usando máscaras de proteção contra a COVID-19. Iniciado na Afonso Arinos, os manifestantes percorreram a avenida Afonso Pena até a Praça Sete, seguindo pela Avenida Amazonas até a Praça da Estação onde os manifestantes permaneceram até o fim do ato.

 

 

 

Leia mais:  Professores da UFMG farão paralisação nesta 5ª contra cortes na educação

 

 

 

Estudantes e professores da UFMG carregam bandeiras contra os cortes na educação
Estudantes carregam cartaz que diz que "a crise na educação é um projeto". (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Maria Rosária Barbato, integrante do Sindicato dos Professores APUBH UFMG, disse que a categoria está sem reposição salarial desde 2017, acumulando perdas. "Vai afetar o funcionamento da própria universidade, pesquisas, a permanência de alunos. Somos obrigados a sair na rua pela nossa sobrevivência. Resistir para existir", afirmou. 

 

Durante a manifestação, os alunos e professores entoam gritos de guerra a favor da educação e contra o governo Bolsonaro. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)