(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE PÚBLICA

COVID-19: atendimentos aumentam quase 300% nas UPAs de BH

Com 25 mil casos atendidos só na última semana, profissionais de saúde relatam caos nas unidades de atendimento municipais


09/06/2022 12:41 - atualizado 10/06/2022 12:55

Pessoas em frenre à UPA em Belo Horizonte, sentadas nas cadeiras
Com alta no casos de COVID-19, procura por atendimento médico em BH cresce (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press (foto ilustrativa) )

Em uma semana, os atendimentos a casos de Síndrome Gripal e COVID-19 aumentaram 286,8% nos Centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Belo Horizonte. É o que aponta o levantamento realizado entre os dias 30 de maio e 3 de junho, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindibel). 
 
De acordo com a pesquisa, 25.800 pacientes com suspeita de gripe ou COVID-19 foram atendidos neste período. Enquanto que na última semana de março, 6.669 pessoas procuraram algum Centro de Saúde da capital. O número é semelhante ao quantitativo de janeiro deste ano, quando 26.792 usuários foram atendidos. 

Dentre os belo-horizontinos testados para COVID-19 na última semana, cerca de 28,25% positivaram para a doença. Cada um dos 152 Centros de Saúde municipais tem atendido, em média, 170 pessoas com sintomas gripais por semana. Desses, cerca de 50 apresentaram teste positivo.

Sobrecarga e equipes de saúde desfalcadas 


Diante de um novo aumento nos números da COVID-19 em Minas Gerais, profissionais de saúde relatam caos nos centros de atendimento e sobrecarga de trabalho. Segundo dados apurados pelo Sindicato, pelo menos 120 das 589 Equipes de Saúde da Família estão sem médicos e faltam 80 pediatras, inclusive nas UPAs.

“O aumento da demanda encontrou equipes desfalcadas”, pontuou o Sindicato em nota. “Sem profissionais em número adequado, a demora por atendimento gera insatisfações e reações violentas da população”. 

Em carta encaminhada à Prefeitura de Belo Horizonte, a categoria defendeu o retorno do Comitê de Enfrentamento à COVID-19; a disponibilização da quarta dose da vacina para profissionais de saúde e servidores municipais e a retomada do Plano de Contingência. Além da publicação do Boletim Epidemiológico de forma diária e com informações como o número  de pessoas atendidas, ocupação de leitos, casos confirmados e óbitos. 

Os profissionais enfatizam, ainda, a urgência na convocação dos aprovados no concurso público da saúde e o retorno da obrigatoriedade de máscaras em instituições de ensino e locais necessários, conforme avaliação técnica do Comitê.  

Secretaria de Saúde de Belo Horizonte 

 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que mantém diálogo permanente com o Sindicato. "Neste momento, as unidades de saúde estão apresentando uma procura maior por atendimento, principalmente para questões respiratórias, devido à sazonalidade desta época do ano, que apresenta temperaturas mais baixas", declarou em nota. 

De acordo com a pasta, o município monitora a situação e está tomando as providências necessárias. Em abril, foi homologado o concurso público da área da saúde e, no fim de maio, 35 médicos tomaram posse. 

Sobre as jornadas de trabalho e contratação de profissionais, pontuou: "A SMSA autorizou o pagamento de horas extras para médicos que não tenham disponibilidade para a realização de plantões extras de 12 horas, mas podem contribuir com plantões de 6 horas". É mantido, além disso, um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte para realização do cadastro. 

Quanto à imunização, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciará, nesta semana, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em trabalhadores da Saúde, com idade a partir de 30 anos. Na sexta-feira (10/6), poderão se vacinar os trabalhadores da Saúde com 40 anos e mais. Já no sábado (11/6), poderão se vacinar, exclusivamente, os profissionais com 30 anos e mais. Podem receber a quarta dose os trabalhadores da Saúde cuja terceira dose tenha completado 4 meses. 

"Sobre máscaras, estão mantidas as regras vigentes, com a recomendação do uso nas escolas públicas e privadas, especialmente nas salas de aulas. A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando diariamente a situação da Covid-19 na cidade e disponibiliza o boletim epidemiológico duas vezes na semana, às terças e sextas-feiras", concluiu. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)