(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HEPATITE

Minas não confirma hepatite de origem desconhecida em criança de Uberaba

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais não confirmou nem descartou quadro de hepatite aguda de origem desconhecida em criança moradora de Uberaba


08/06/2022 14:01 - atualizado 08/06/2022 18:05

Arte mostra onde hepatite ataca no corpo humano
Hepatite desconhecida que está sendo investigada pela SES-MG é viral (foto: brasilescola.uol.com.br)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não confirmou nem descartou o quadro de hepatite aguda de origem desconhecida em criança de Uberaba. O caso havia sido notificado pela Secretaria Municipal de Saúde na semana passada.

Em boletim divulgado nesta terça-feira (7/6) pela SES-MG, o número de casos sugestivos - suspeitos, em investigação e descartados - subiu de 12 para 13 em uma semana.

“Até 6/6 foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas) 13 casos sugestivos de hepatite aguda de etiologia desconhecida”, confirmou o órgão, por meio de nota.


Ainda conforme a Secretaria de Saúde de Minas, quatro foram descartados - três em Montes Claros e uma em Lagoa Santa. A suspeita de Uberaba não foi citada no boletim.

Com relação às suspeitas, o número caiu de três (Belo Horizonte, Ibirité e Juiz de Fora) para dois (Belo Horizonte e Ibirité).

“Os casos dos municípios de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e São João Del Rei estão em investigação e acompanhamento. Os mesmos já foram notificados ao Ministério da Saúde e aguardam resultados de exames“.

“Os principais sintomas relatados foram dor abdominal e vômitos acompanhados de alterações de enzimas hepáticas”, complementa a pasta, que atualizará o boletim às terças e quintas-feiras.


Reunião

 
A SES-MG realizou reunião de alinhamento com a equipe do Ministério da Saúde, responsável pelo monitoramento dos episódios de hepatite aguda de etiologia desconhecida.

“Na ocasião, foram alinhadas e discutidas as informações disponíveis de todos os pacientes notificados ao CIEVS-Minas, com reclassificação dos casos de acordo com as últimas definições de suspeição”, finalizou nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)