(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UBERABA

Sem diagnóstico fechado, criança com suspeita de hepatite estranha tem alta

Por outro lado, ela será acompanhada por Equipe Saúde da Família de Uberaba, por meio de visitas domiciliares de médico e enfermeiro


06/06/2022 20:37 - atualizado 06/06/2022 21:05


Imagem do Hospital da Criança de Uberaba
Criança ficou cerca de uma semana internada no Hospital da Criança de Uberaba (foto: TV Integração/Reprodução)
 
Após ficar isolada por 72 horas e ainda não ter um diagnóstico fechado, uma criança, de Uberaba (Triângulo Mineiro), com suspeita de hepatite de origem desconhecida teve alta hospitalar nesta segunda-feira (6). Entretanto, ela terá acompanhamento médico domiciliar.
 
O paciente, que teve o seu caso notificado à Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira (2/6), foi atendida no Hospital da Criança de Uberaba e passa bem.
 
Segundo a Secretaria de Saúde de Uberaba, a partir de agora, a criança (que não teve o sexo e idade revelados) será acompanhada pela Equipe Saúde da Família, por meio de visitas domiciliares de médico e enfermeiro, que acompanharão a evolução do seu estado de saúde. Além disso, ainda conforme a pasta, equipes das diretorias de Atenção à Saúde e de Vigilância em Saúde também fazem o monitoramento.
 
"O diagnóstico será fechado com a ajuda de exames feitos em Belo Horizonte, acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de MG.
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aguarda a realização de uma bateria de exames exigidos, conforme o protocolo de atendimento definido pelo Ministério da Saúde", destacou a pasta.
 
Notificação
 
A Secretaria de Saúde de Uberaba notificou a Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira (2/6), sobre a existência de um caso suspeito de hepatite de etiologia viral a esclarecer em paciente atendida no Hospital da Criança.
 
A Saúde de Uberaba informou também, na última quinta-feira (2/6), que a criança já passava bem, mas que seria isolada em observação por 72 horas, sob controle do hospital, seguindo todas as orientações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Minas Gerais e que, além disso, exames complementares para real diagnóstico serão realizados no laboratório do Estado. 
 
Posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde
 
Na tarde de hoje (6/6), a assessoria de imprensa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, em Uberaba, enviou nota à reportagem explicando que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a atualização dos casos de hepatite aguda ocorre semanalmente, às terças e quintas-feiras, sendo que até 2/6 (quinta-feira da semana passada), foram notificados pelo CIEVS-Minas 12 casos sugestivos de hepatite aguda de etiologia desconhecida.
 
Desses, quatro casos foram descartados (dois em Montes Claros, um em Divinópolis e um em Lagoa Santa), três classificados como suspeitos (em Belo Horizonte, Ibirité e Juiz de Fora) e cinco seguem em investigação.
 
Já casos dos municípios de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e São João Del Rei estão em investigação e acompanhamento e, ainda conforme informações da SES-MG repassadas à SRS Triângulo Sul, aguardam resultados de exames e foram notificados ao Ministério da Saúde.
 
"Os principais sintomas relatados foram dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas", finalizou nota da SRS Triângulo Sul.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)