(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINERAÇÃO

Romeu Zema volta a defender mineração na Serra do Curral

Segundo o governador de Minas Gerais, a empresa autorizada a minerar na área de preservação cumpriu toda a legislação


17/05/2022 08:23 - atualizado 17/05/2022 09:13

Romeu Zema falando em microfone
Zema reafirmou em entrevista que empresa autorizada a minerar na área de preservação cumpriu a legalidade (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O governador Romeu Zema voltou a defender, nesta terça-feira (17/5), a mineração na Serra do Curral, aprovada na madrugada de 30 de abril por membros do Comitê de Política Ambiental (Copam). Segundo ele, a empresa responsável pela exploração da área de preservação cumpriu a lei. 

O chefe do Executivo fez uma analogia a uma pessoa que comprou um terreno para construir uma casa, mas não pôde porque o governo não autorizou. "Eu acho que você ficaria muito indignada, porque se você fez tudo certo, de boa-fé e está cumprindo a lei, por que eu não vou dar autorização para você construir a sua casa?", comentou Zema em entrevista ao programa Bom Dia Minas, da TV Globo.

"A empresa fez um processo que está dentro da legalidade, segundo a minha equipe técnica que eu confio, confio muito, são pessoas muito capacitadas. Mas se alguém provar que não é legal, nós vamos rever sim. Eu não sou dogmático, não sou dono da verdade", complementou o governador.
 

Romeu Zema disse, ainda, que se ficar provado que o processo teve alguma ilegalidade, ele será "o primeiro a mudar de opinião".
 
 
 
Na ocasião, o governador também comentou sobre a saída de Felipe Pires do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). De acordo com Zema, o ex-presidente do instituto solicitou o seu desligamento do governo há três meses. "Nós pedimos que ele continuasse até que um novo profissional fosse encontrado, ele não foi exonerado, ele pediu desligamento do estado", explicou Zema.

Em março, Felipe enviou um ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) afirmando que o projeto de mineração da Tamisa não havia tramitado pelo Iepha.

*Estagiário sob suprvisão da subeditora Jociane Morais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)