(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA FRESCO

Depois do calor intenso, Minas terá frio e chuva a partir de quarta (4)


03/05/2022 13:10 - atualizado 03/05/2022 18:26

Clima
Clima de Belo Horizonte na manhã desta terça-feira (3), último dia antes da chegada da frente fria com intensidade. Céu limpo e calor intenso (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A semana começou com tempo estável em Belo Horizonte e na maioria dos municípios mineiros. Já a partir desta quarta-feira (4/5), Minas Gerais receberá uma frente fria, que passa principalmente pelo Triângulo Mineiro, Oeste e Sul do estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia de Belo Horizonte (Inmet).

Há previsão de chuvas sem grandes volumes, com queda nas temperaturas mínimas e máximas. A mínima será de 11°C no Sul de Minas, e máxima de 28°C no Norte de Minas.
 

“Amanhã, a tendência é que a temperatura máxima nessas regiões caia, e, na quinta-feira, que as mínimas no Triângulo e Sul de Minas diminuam. A frente fria ainda avança e traz nebulosidade para o Noroeste, Central Mineira, Belo Horizonte, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campo das Vertentes. O tempo deve ficar mais nublado”, explica a meteorologista do instituto Anete Fernandes. 

Passagem rápida da frente fria


Em Belo Horizonte, a previsão para amanhã (4/5), é de céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 16°C e máxima de 31°C. A umidade relativa do ar no período de maior aquecimento (tarde) deve ficar em 30%.

Na quinta-feira (5/5), porém, a máxima não deve passar dos 24°C. “A temperatura mínima ainda vai estar alta na capital, com redução do calor. Já no Sul de Minas, a temperatura já cai bastante. A mínima amanhã deve ficar na casa de 11°C e na quinta-feira já cai para 7°C”, informa Anete.

De acordo com a meteorologista, a tendência é que o frio só chegue à capital na sexta-feira (6/5), mas a temperatura máxima deve começar a subir até o fim de semana. 

“O sistema vai passar muito rápido. Não é um episódio de frio e sim um avanço rápido da frente fria, mas não tem uma massa de ar frio intensa na retaguarda dela. Tem uma condição de chuva intensa no Sul do Brasil que não deixa o frio avançar. A frente passa, mas essa área de baixa pressão impede que a massa de ar frio, que está na retaguarda do sistema, avance. O frio vai para o oeste do continente e não consegue avançar para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste.”

Com isso, a previsão é que as temperaturas fiquem amenas, pelo menos, até o fim de semana. Na quinta-feira, com a chegada da frente fria, a nebulosidade deve aumentar e a umidade do ar também. 
 
*Estagiária sob supervisão 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)