(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DECRETO

Apesar da liberação, pessoas seguem usando máscara em BH

Decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de liberar uso de máscaras em locais fechados divide opiniões dos moradores da capital


28/04/2022 12:11 - atualizado 28/04/2022 17:46

casal usando máscaras durante compras no Mercado Central
A servidora pública Izabela Soares, 28, diz que vai continuar usando a máscara, mesmo após o decreto da Prefeitura (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 28/4/22)
No primeiro dia após o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados, a adesão dos belo-horizontinos não foi unânime. Nas lojas, mercados e outros estabelecimentos da capital, os moradores dividem opiniões. Alguns avaliam que já era hora, enquanto outros acreditam que a decisão da Prefeitura foi precipitada.

Leia também: Publicado decreto que desobriga o uso de máscaras em locais fechados de BH

 

Nos corredores do Mercado Central, no Centro de BH, o número de frequentadores com máscara era visivelmente superior àqueles sem a proteção. "Tenho um filho pequeno, que ainda não foi vacinado. Acho que ainda não era o momento de liberar o uso da máscara, principalmente nesses locais fechados que tem muito movimento", avalia a servidora pública Izabela Soares, 28.



Aqueles que decidiram sair sem máscara confessaram alívio. “É muito difícil respirar com a máscara. É uma sensação de liberdade finalmente poder sair na rua sem ela. Já estava passando da hora”, argumenta o administrador de condomínios, Luiz Gustavo Duarte, 25. “Isso já está me irritando, me sinto muito melhor sem usar a máscara”, concorda Wilson Jorge, 57.

A vendedora Ludmila Oliveira, 27, conta que, muito antes do decreto da Prefeitura, muitos clientes já ignoravam a obrigatoriedade da proteção. "Nós já estamos recebendo várias pessoas sem máscara na loja, principalmente clientes de outros estados, onde muitas vezes já não era exigido o uso”, revela.

O também vendedor João Vitor da Silva Lopes, 39, concorda com Ludmila e complementa: “Já tem bastante dias que os clientes nem aceitam mais essa determinação de uso da máscara. A gente orienta, mas não pode obrigar”. Na loja em que ele trabalha, os funcionários irão manter o uso da máscara, mesmo após o decreto.

Embora a utilização continue compulsória a obrigatoriedade do uso da máscara agora está restrita apenas aos transportes coletivos e escolares e ambientes hospitalares. 

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)