(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CUIDADOS SANITÁRIOS

Etiqueta sanitária: em quais situações as pessoas devem usar máscara?

Mesmo sem obrigatoriedade, o uso da máscara ainda é essencial em algumas situações; entenda


28/04/2022 09:48 - atualizado 28/04/2022 10:07

BH
Uso de máscara não é mais obrigatório em locais fechados em BH (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Em Belo Horizonte, o uso da máscara em locais fechados deixou de ser obrigatório. O anúncio foi feito à imprensa nesta quarta-feira (27/4) e oficializado, mais cedo, no Diário Oficial do município. A decisão, no entanto, não indica o fim da pandemia e especialistas alertam sobre a necessidade da manutenção de determinados cuidados. 

“A pandemia é cíclica. Agora, a COVID-19 pode ter virado uma doença de baixa endemicidade, mas ela pode voltar com uma nova onda muito forte se novas variantes ocorrerem”, explica o médico infectologista Estevão Urbano. 

Embora a medida tenha liberado o uso do acessório na maior parte dos espaços fechados da capital, os belo-horizontinos devem ficar atentos à obrigatoriedade em determinados locais. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o uso ainda será obrigatório em todos os  serviços de saúde da cidade, municipais ou não, além do transporte coletivo e escolar. Em ambientes de pouca circulação de ar e restaurantes self-service o uso também é obrigatório.  

Para Estevão Urbano, idosos e imunossuprimidos devem manter a rigidez nos cuidados. “Algumas pessoas continuam se infectando  e têm potencial para casos graves da doença. Esta parte da sociedade deve continuar usando máscara”, ressalta. 

Segundo o infectologista, mesmo com a flexibilização do uso da máscara, algumas condutas seguem importantes, especialmente para evitar uma nova onda. “É muito importante que sigam certas regras: manter o distanciamento, higienização das mãos, e, principalmente, em caso de qualquer sintoma a pessoa deve  procurar um médico e fazer o exame”, completa. 

Estevão afirma que o cenário epidemiológico e a monitoração devem continuar. “Devemos observar e medir os impactos da medida nos próximos 15 a 30 dias. Se for necessário, nada impede de retornar a obrigatoriedade do uso de máscara”, finaliza.   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)