(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Paixão de Cristo com cobra e vestes 'ousadas' revolta católicos

Peça em que ator dança com cobra dentro da igreja motivou protestos de grupos católicos conservadores; paróquia afirma que não sabia da cena e pede desculpas


22/04/2022 13:06 - atualizado 22/04/2022 13:43

Santuário São José; ator dança com cobra em encenação da Paixão de Cristo
Cena incomum da peça "Paixão de Cristo" motivou debates entre católicos (foto: YouTube/Reprodução )
Uma cena da Paixão de Cristo, tradicional peça de teatro católica, viralizou nas redes sociais e provocou debates entre membros da igreja - em especial aqueles mais conservadores. Na performance, um ator caminha com uma cobra nos ombros e usa vestes consideradas “ousadas” para parte dos fiéis. 
 
A peça foi encenada no Santuário Arquidiocesano São José, região central de Belo Horizonte, no último dia 11, em uma celebração referente à Semana Santa. A proposta da cena era retratar a luxúria. 

Em entrevista ao Estado de Minas, o Grupo Nova Arte Jovem explicou que a cena se tratava de uma representação de algumas das práticas e costumes das festas e banquetes que existiam na época, dentro do contexto histórico. 

“Em momento algum foi ou é nossa intenção ofender, difamar ou profanar alguém”, reiterou o grupo, que há cerca de 20 anos realiza trabalhos sobre a Paixão de Cristo em paróquias da Arquidiocese, incluindo o próprio Santuário. 

Em nota, a Congregação Redentorista, atuante no Santuário São José, afirmou que não tinha conhecimento prévio sobre a cena e pediu desculpas. “Ressaltamos que o grupo teatral já se apresentou em nossa Semana Santa em anos anteriores, bem como em outras paróquias da Arquidiocese. Contudo, novas cenas foram incluídas no roteiro e não tivemos conhecimento prévio”, afirmou. A Congregação defendeu, ainda, que as cenas eram “inadequadas à Via Sacra”.

Veja o vídeo: 

 
 

Protestos 


Nas redes sociais, grupos católicos conservadores se reuniram para criticar a peça. No último dia 16, uma manifestação, chamada de “Ato Desagravo" reuniu cerca de 50 membros e simpatizantes do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, da Frente Universitária Lepanto e do Apostolado Beato Pe. Vitor em frente ao Santuário. 

“Consideramos inadmissível que uma Paróquia, que goza de todas benesses desta Arquidiocese, se dê a cometer tal escárnio contra Nosso Senhor justamente nesta semana. Também lamentamos como perderam qualquer senso e noção do Sagrado”, declarou o Apostolado Beato Pe. Vitor. 

Protesto
Protesto reuniu grupos conservadores da Igreja Católica (foto: Instituto Plinio Corrêa de Oliveira/Reprodução )
Durante o ato, algumas das faixas expunham dizeres, inclusive, políticos: “Comunismo na igreja católica não!”, protestavam. 

“Não é tocando na blasfêmia, ou mesmo realizando um teatro blasfemo, como alguns o caracterizaram, que se vai atrair pessoas para a Fé Católica autêntica. O resultado de um teatro desse tipo é o de afastar aqueles católicos que desejam se afervorar na prática de sua Fé”, pontuou o  Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. 
 
Apostolado Beato Pe. Vitor
Protesto reuniu grupos conservadores da Igreja Católica (foto: Apostolado Beato Pe. Vitor/Reprodução )
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)