(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APÓS A TRAGÉDIA

Famílias ligadas ao turismo receberão auxílio emergencial, em Capitólio

Prefeitura da cidade, que é banhada pelo Lago de Furnas, irá ajudar com vale-alimentação no valor de R$ 300; cadastro já está aberto aos interessados


07/04/2022 18:24 - atualizado 07/04/2022 18:41

Lancha em lago
Depois da tragédia de janeiro, o acesso aos cânions foi liberada parcialmente; pessoas em vulnerabilidade neta época, ligadas ao turismo, terão ajuda da Prefeitura (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Por causa do período de baixo movimento de turistas em Capitólio, a prefeitura da cidade, junto com a Secretaria de Assistência Social e de Turismo, resolveu conceder auxílio para aquelas as famílias que estão em vulnerabilidade nesse momento. 

Foi criado um auxílio emergencial para quem está em situação de vulnerabilidade, depois da tragédia de janeiro que resultou na morte de 10 pessoas depois da queda de um apredão em um cânion da cidade, no Lago de Furnas.
 
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Capitólio, Márcia de Fátima Gomes Leonel, o objetivo é conceder atenção especial ao trabalhador desempregado em função da baixa exponencial da atividade turística e que, por isso, está em situação de vulnerabilidade temporária.

“Está sendo feito o cadastro agora em abril e liberado o auxílio em maio ou junho”, disse. Ela estima que 1 mil famílias estejam nessas condições em Capitólio.

São funcionários de pousadas, que operam veículos 4x 4 para turistas, marinheiros e outras atividades ligadas ao turismo.
 
Trata-se de um cartão social, no valor de R$ 300, exclusivamente para a compra de alimentação. As famílias terão até o dia 2 de maio para se cadastrarem.
 
O auxílio emergencial será concedido por família. Uma das regras é que o beneficiário deve ter residência fixa no município há pelo menos um ano e apresentar a seguinte documentação: carteira de trabalho, holerite ou documento que comprove a atividade exercida; matrícula escolar dos filhos menores de 14 anos; comprovante de residência; comprovante de aluguel ou financiamento, caso tenha; documentos pessoais de todos os membros da família (Identidade, CPF e Certidão de Nascimento).
 
O atendimento para esta finalidade será das 8h às 10h e das 12h às 15h, no Cras (Centro de Referência da Assistência Social), que fica na Rua dos Franciscos, nº 200, no Centro. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (37) 3373 1188.
 

Liberação parcial dos cânions

Um decreto municipal reabriu parcialmente o acesso aos cânions de Capitólio no dia 30 de março. O local estava interditado desde o dia 8 de janeiro, quando houve a queda de um paredão que matou 10 pessoas.

O acesso está restrito a uma embarcação por vez, para visitantes com capacetes e coletes salva-vidas.
 
A área vai passar por avaliações geológicas diárias. Por enquanto, em dias de chuva, a entrada fica suspensa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)