(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIAGNÓSTICO

BH deve fazer censo da população de rua

Último censo municipal dessa parcela da sociedade foi divulgado em janeiro de 2014


23/02/2022 13:12 - atualizado 24/02/2022 09:41

Moradores de rua em praça
BH tem quase nove mil pessoas em situação de rua, segundo pesquisa da UFMG (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte se prepara para realizar um censo municipal da população em situação de rua. A secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, afirmou nesta quarta-feira (23/02) que o Executivo está no processo para a realização deste levantamento.

"Em 2022, também há previsão da realização de um censo para que a gente faça um diagnóstico mais específico em relação a essa população. A gente usa o Cadastro Único como dados de referência, mas a gente avalia que é importante que se tenha o censo", disse Maíra, durante reunião na Câmara Municipal de BH para apresentação do resumo da execução orçamentária de 2021 da Prefeitura de BH.

O último censo foi divulgado em janeiro de 2014 e identificou 1.827 pessoas. Os dados são considerados ultrapassados por pesquisadores. Em abril de 2021, por exemplo, o Projeto Polos de Cidadania, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estimou em relatório que o número seria de 8.840 pessoas em situação de rua em BH.

Segundo a secretária, o novo censo vai buscar identificar essas pessoas e, principalmente, preparar ações para ajudar essa população e evitar que os cidadãos cheguem a esta circunstância. A crise econômica e sanitária causada pela pandemia de COVID-19, por exemplo, é um fator que pode explicar esse aumento.

"Vai buscar identificar situações tanto do perfil dessa população quanto da sua história, os motivos que levam essas pessoas a ir para as ruas. A gente já tem alguns indicativos, como a perda de moradia, perda de habitação e rompimento dos vínculos, que são os três principais motivos para que as pessoas estejam nas ruas. Mas é importante o diagnóstico não só para que sejam desenvolvidas políticas que incentivem e contribuam e deem suporte para que as pessoas saiam das ruas, mas também no processo de evitar que elas acabem nessa situação devido à pobreza, que é o que a gente tem visto acontecer no Brasil", completou Maíra, após questionamento do vereador Braulio Lara (Novo).

Na prestação de contas da Prefeitura de BH à Câmara, durante reunião da comissão de Orçamento e Finanças Públicas, a educação também foi pauta, assim como o meio ambiente. Secretários, subsecretários e outros vereadores participaram, de forma remota, da prestação de contas da capital mineira no último ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)