(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIGAÇÃO

De denunciado a réu: ex-padre responde por violência sexual no Sul de Minas

Crimes aconteciam dentro de um mosteiro, em Monte Sião, e durante viagens, entre 2011 e 2018; caso condenado, pode pegar de dois a oito anos de reclusão


16/02/2022 12:41 - atualizado 16/02/2022 13:53

Ernani Maria dos Reis
Ex-padre Ernani Maria dos Reis é indiciado por violência sexual, em monte Sião, no Sul de Minas (foto: Reprodução Facebook)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a denúncia do Ministério Público contra um ex-padre acusado de violência sexual contra quatro monges, em Monte Sião, no Sul de Minas. Ernani Maria dos Reis, de 55 anos, foi indiciado e a decisão foi assinada pelo juiz Roberto Troster. A ação penal foi instaurada no dia 8 de fevereiro.
Segundo a polícia, o religioso era o responsável pelo mosteiro Santíssima Trindade, em Monte Sião, onde os crimes terial sido cometidos. Os abusos também seriam feitos durante viagens no período entre 2011 e 2018, quando ele se afastou das funções.
 
O inquérito apontou que as vítimas eram homens, com idades entre 20 e 43 anos. Além disso, os monges subordinados tinham que passar por um processo seletivo para ingressar no mosteiro. 

“A promotoria recebeu a denúncia do MP e indiciou o ex-padre. Ele passou de denunciado para réu. O processo corre em segredo de Justiça”, afirma Marco Antônio Meiken, promotor.
Fachada do mosteiro Santíssima Trindade
Crimes eram praticados dentro do mosteiro Santíssima Trindade, em Monte Sião, e durante viagens (foto: Reprodução Facebook)
 
Além dos monges, a polícia informou que mulheres também acusaram o religioso de maus-tratos e assédio moral. De acordo com a Justiça, se condenado, o ex-padre pode pegar de dois a oito anos de reclusão.
 
A promotoria responsável pelo caso não deu detalhes sobre o andamento do processo. Mas, ainda segundo a polícia, Ernani segue negando as acusações.
 
Segundo o advogado de defesa, João Humberto Alves, "o que posso informar é que ainda não tivemos acesso à denúncia oferecida pelo Ministério Público, por conta de tal documento estar com sigilo nos autos. Nós fizemos o pedido e estamos esperando o juiz apreciá-lo e, então, requisitar o levantamento do sigilo para a defesa".

Ele explica também que "ainda não fomos intimados da decisão do juiz acerca do possível recebimento da denúncia (aceitação da acusação), o que impossibilita qualquer tipo de manifestação por parte da defesa sobre os fatos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)