(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FERIADÃO

Comércio de BH vai fechar no carnaval apesar de pedido de Kalil

Prefeito de BH fez apelo para que as lojas funcionem normalmente na data, mas convenção coletiva dos empregados do setor não permite o trabalho no feriado


15/02/2022 11:43 - atualizado 15/02/2022 18:00

Comércio na capital mineira
Lojas seguirão programação normal e só funcionarão no sábado de carnaval (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 7/8/21)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) informou, em nota divulgada nesta terça-feira (15/2), que os trabalhadores do comércio da capital não  poderão ser convocados para trabalhar neste carnaval, conforme Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Ou seja, lojas poderão abrir, porém, sem a mão de obra dos empregados.

A CDL destaca ainda que, apesar de nenhum dos dias de carnaval ser legalmente declarado feriado nacional ou municipal em Belo Horizonte, o período é conhecido por muitos como feriado.

 

Em janeiro, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) fez um apelo aos comerciantes para que abram suas lojas normalmente durante o que seria o feriado

 

Na ocasião, o Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas) já tinha informado que sua programação de abertura dos estabelecimentos será baseada na convenção coletiva de 2022 e que apenas o sábado (26/02) será considerado dia normal de trabalho para os funcionários.

 

A CDL-BH esclarece que "em nenhum momento participou de qualquer instância" para definir o funcionamento do comércio da cidade durante o carnaval. "As decisões tomadas a respeito do funcionamento do Carnaval surgiram de negociações entre a Prefeitura de Belo Horizonte, o Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte", diz a entidade em nota. 


Além disso, informa que "não está entre as prerrogativas da CDL-BH definir horário de funcionamento do comércio".


A convenção da categoria estabele o seguinte funcionamento do comércio no carnaval:

 

26/02 – Sábado - Funcionamento normal

27/02 – Domingo – Não haverá expediente (compensação antecipada do feriado de 21 de abril)

28/02 – Segunda-feira – Não haverá expediente (Dia do Comerciário)

01/03 – Terça-feira – Não haverá expediente

02/03 – Quarta-feira – Não haverá expediente antes das 12h


Funcionamento de bancos

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforçou, em comunicado, que na segunda (28/02) e na terça (01/03) não haverá expediente ao público nas agências. Já na Quarta-feira de Cinzas (02/03), o expediente será iniciado às 12h, como de costume nos outros anos.

 

Funcionamento dos órgãos públicos

 

Em razão da pandemia causada pelo COVID-19 e pelo aumento de casos no início do ano, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que não decretará ponto facultativo na capital. Então, o funcionamento será normal nos órgãos públicos. 


Já o governo de Minas Gerais anunciou que os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março serão ponto facultativo para os servidores do estado. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)