
A notícia animou os motoristas que estão penando nos desvios da BR-381, tendo que trafegar pela BR-262 e rodovias estaduais para chegar até o Vale do Aço. Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel, a informação acerca da liberação do desvio foi obtida junto à diretoria do DNIT, e que o tráfego será liberado nesta quinta-feira nas primeiras horas da manhã.
Mas a Polícia Rodoviária Federal, em seu twitter oficial, divulgou às 17h07 desta quarta-feira, que não há previsão para liberar o tráfego ao lado das pistas destruídas pelo deslizamento de terra em 14 de janeiro de 2022.
Nesta quarta-feira, alguns carros passaram pelo desvio. Em vídeo divulgado no grupo “Amigos da BR-381”, no WhatsApp, um motorista registrou a travessia feita por ele no trecho. E informou que a liberação foi feita em caráter experimental para testar a instabilidade do desvio no KM 321, da BR-381, em Nova Era.
Essa liberação, no entanto, foi momentânea e o trecho foi fechado para os veículos, embora alguns pedestres tenham atravessado o bloqueio andando sobre a pista de terra compactada.
As obras no trecho estão sob a responsabilidade do DNIT, depois que equipes de especialistas em geotecnia do próprio DNIT iniciaram os levantamentos técnicos necessários para definir a solução do problema e elaboraram um plano para implantação de desvio pavimentado no local, utilizando um volume considerável de material pétreo.
