
No boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (1/2), a ocupação de leitos UTI COVID-19 em Fabriciano estava em 110%. Foram registrados 3 óbitos, 742 pessoas em isolamento domiciliar e 576 casos de COVID-19 sob investigação.
Mas a Secretaria de Governança Educacional e Cultura informou que tomou todas as providências para um retorno seguro. Ao chegar às escolas nesta quinta-feira, todos os estudantes devem usar máscaras e álcool em gel, que será disponibilizado em dispensadores próprios instalados na entrada das escolas e nas portas das salas.
Segundo a SGEC, todas as diretrizes do ano letivo foram adotadas com antecedência e o calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação já se encontra nas unidades escolares. A expectativa da secretaria é cumprir todas as metas estabelecidas para o ensino fundamental, educação infantil, EJA e educação especial.
“Nesses tempos de pandemia, nós precisamos debater o trabalho em equipe. O resultado agora depende mais do que nunca da união de todos. Já vimos que a COVID-19 não vai embora facilmente e, por isso, estamos certos de que os desafios para a educação permanecem. Nossos educadores demonstraram muita coragem e disposição até o momento e temos certeza que teremos mais um ano letivo de conquistas para toda a educação”, disse Carlos Alberto Serra Negra, Secretário de Governança Educacional.
A secretaria também abriu licitações para aquisição de novas peças do uniforme fornecido aos alunos desde 2018. O kit escolar também está em fase de compra e deve ser entregue brevemente.
Algumas escolas receberam intervenções para receber os estudantes, como as escolas municipais Said Albeny, Argeu Brandão e Boa Vista. Os investimentos, de acordo com a SGEC, são superiores a R$ 5 milhões, com previsão de conclusão neste ano. Apesar do andamento das obras, nenhuma escola vai interromper as aulas.